Prefeito esteve representes do Simca e do Sinprocan anunciando que na segunda envia projeto para Câmara sobre a reposição
Saiu o índice de reposição proposto pelo governo ao servidores do município: 4,62%.
O anuncio foi feito pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, aos representantes do Sindicado dos Municipários, o Simca, Terezinha Antqueviezc, e do Sindicato dos Professores, o Sinprocan, Simone Riet Goulart. O índice representa o ressarcimento integral da inflação de 2023 apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumir Amplo — IPCA.
“Mesmo com a grave situação financeira em que assumimos a Prefeitura, estamos fazendo um grande esforço, porque respeitamos e valorizamos muito o papel desempenhado pelos nossos servidores públicos municipais para servir à população”, disse Nedy.
Em razão da crise financeira e por conta do déficit orçamentário apontado em R$ 421,9 milhões, a reposição será paga de forma parcelada, de abril a outubro.
LEIA TAMBÉM
O índice oferecido pelo governo acalma a categoria, mas é simbólico que seja pago ao longo de cinco meses. A crise que ninguém nega mas todos refutam a paternidade, já retratada aqui no blog, outra vez está na raiz do problema; não é de aceitar, pacificamente, que uma cidade do tamanho de Canoas, a terceira economia do Estado e a primeira em retorno de ICMS passe trabalho para repor ao funcionalismo o que a inflação lhe tirou do bolso — e da mesa.
Sem torcida nem secação, antes que jairistas e nedystas irrompam meu Twitter-agora-X com o inominável ‘qual é teu lado?’, não falo em crise querendo apontar culpado. Só me dá uma dó da cidade mesmo.