Prefeito passou a terça-feira em Brasília em encontros para adiantar temas da cidade junto ao Governo Federal – entre eles, o custo do HU e as prometidas alças de acesso da BR-448 à Perimetral Oeste
O bate-e-volta de Jairo Jorge em Brasília nesta terça-feira, 23, abriu portas para pelo menos dois ‘problemões’ que Canoas tem – e que precisa de ajuda para resolver. Um deles é financiamento dos hospitais, em especial o Hospital Universitário, o HU, que toma uma dívida de cerca de R$ 14 milhões nestes primeiros cinco meses do ano; e do da mobilidade, com a construção das sempre prometidas alças de acesso da BR-448 aos bairros Fátima e Mathias Velho.
Toda a agenda foi acompanhada pelo ‘embaixador’ de Canoas em Brasília, o deputado federal Luiz Carlos Busato. É ele que vai seguir o ‘olho no olho’ com o governo federal para que as demandas saiam do papel.
Pela manhã, ele e JJ estiveram com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Sem rodeios, o prefeito colocou a pauta do custo e da dívida do HU sobre a mesa. A cidade precisa de um incremento de recursos na ordem de R$ 14 milhões só para cobrir o déficit do hospital. “Viemos até Brasília em busca de ajuda, pois a instituição e os canoenses têm pressa. Este montante, que deveria ter sido aditivado em contrato ainda no passado, agora se acumula em dívidas”, lembrou Jairo. “Não temos tempo a perder, precisamos que o hospital tenha seus serviços funcionando plenamente, pois ele é responsável pelo atendimento de municípios de várias regiões do estado e não pode ser tratado como instrumento político”.
No encontro, Jairo pediu ajuda na agilidade em liberar recursos provenientes de portarias específicas para a saúde.
LEIA TAMBÉM
Relações Institucionais
Já à tarde, em reunião com Maurílio Labanca, gerente de Assuntos Federativos do Ministério de Relações Institucionais, Jairo Jorge tratou sobre emendas parlamentares. Existem recursos destinados para a área da Saúde de Canoas que também necessitam de celeridade na liberação.
Ministério da Saúde
Em reunião com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Elton Bernardo Bandeira de Melo, e acompanhado do deputado Busato, Jairo tratou exclusivamente sobre a situação do Hospital Universitário. Do encontro, o prefeito saiu com boas perspectivas de quitar a dívida do HU e normalizar plenamente os serviços num período de 30 a 60 dias. Os recursos serão provenientes de um incremento no teto do MAC (Média e Alta Complexidade) que o município pode utilizar.
Ministério dos Transportes
A última audiência do dia foi para tratar sobre a conexão dos bairros Fátima e Rio Branco à RS 448 pela Perimetral Oeste. Uma demanda que está em espera desde 2013, há exatos 10 anos. No encontro, o prefeito recebeu a positiva de que deverá ser criado um projeto junto ao Ministério dos Transportes, DNIT e com a concessionária CCR ViaSul para viabilizar a obra. Em breve, uma reunião com representantes de todas as instituições deve ocorrer para dar início e agilidade no projeto.
Obra na Domingos Martins
Outra tratativa da reunião foi sobre o viaduto da Domingos Martins. O prefeito saiu com a confirmação do MT de que a obra será realizada tão logo se encerre a do Parque da Expointer. A obra principal será executada pelo governo federal, e as complementares pela Prefeitura.
O encontro contou com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, com a secretária Nacional de Transportes Rodoviário, Viviane Esse, o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e demais assessores parlamentares.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Prefeito.