ELEIÇÕES 2022

CANOAS | O ‘eventão’ que Janones viu: a arrancada de Anderson e Márcio e o ‘like’ no Guaju

Janones, entre Anderson Dorneles e Márcio Freitas: muito impressionado com a mobilização do Avante em Canoas. Foto: Divulgação

Pré-candidatos do Avante lotaram o Clube Tradição na segunda à noite para receber presidenciável e embalar dobradinha que deve ser a prioritária do polo governista na cidade

Tinha mais de 3 mil pessoas e no “bico-seco”, como se diz no jargão de campanha: nem comes, nem bebes. O evento que lançou oficialmente as pré-candidaturas de Anderson Dorneles a deputado federal e Márcio Freitas a estadual pelo Avante lotou o Clube Tradição, ali na entrada da Boqueirão, e encheu também os olhos do presidenciável André Janones – o mineiro que bate lulistas e bolsonaristas em engajamento nas redes sociais e tem sido, desde já, o alvo principal do assédio do PT para engrenar uma vitória ainda no primeiro turno da eleição presidencial.

Janones e Luiz Tibé, presidente do Avante, vieram de Brasília especialmente para o evento e fizeram questão de reforçar a amizade que tem com Dorneles, o papel que desempenhou pela construção do partido enquanto esteve na presidência estadual da sigla e os planos de vê-lo no Congresso Nacional a partir do ano que vem, com mandato. Dorneles, tido como um emissário de alta classe nessa especulada aproximação com os caciques do PT, está convencido de que Janones vai até o fim. “As pesquisas mostram que ele é um dos candidatos menos conhecidos da população e já aparece pontuando bem nas intenções de voto. A medida que aumentar a exposição, tende a aumentar também como opção de voto”, defende.

Já se Janones pensa no desejo de Lula, guardou para si. No discurso que encerrou o evento, quase às 22h, repisou o “nem esquerda, nem direita” que marca a cantilena da terceira via – mas, com um discurso muito mais engajado socialmente do que se esperaria de um advogado e empresário bem sucedido. Janones, no fundo, tem a fala de um social-democrata raíz: liberal na economia e defensor dos programas de transferência da renda; um cara que vai do ‘amém’ à livre iniciativa às necessárias ações de combate à fome na mesma pauta, por exemplo.

Deixou Canoas visivelmente impressionado com a mobilização do partido comandado na cidade pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques. Mais cedo, tinha ido a uma caminhada pelo Guajuviras – a mais importante ocupação habitacional da América Latina e que, em 2022, completou 35 anos. É a base eleitoral da grande figura da noite: Márcio Freitas, o recém-chegado ao Avante que põe à mesa a credencial de quem pode se tornar o primeiro deputado estadual do partido no RS.

Por fim, vale dizer que a parceria Anderson/Márcio tem uma característica que os favorece mutuamente: um, com fama de articulador, e o outro, com sangue popular. Sem Jairo Jorge para centralizar um apoio num perdido PSD local, são eles que devem abocanhar o grosso do apoio do lado governista da ferradura ideológica canoense.

O voto do prefeito eles já tem.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade