Abaixo de zero

CANOAS | O ’frio do século’ está chegando: abrigo no Centro Olímpico pode ser prorrogado

Espaço aberto no final de junho para abrigar moradores de rua segue até domingo, dia 2, mas pode ter período prorrogado se frio não der uma trégua. Foto: Gustavo Garbino/EComPMC

Espaço recebe moradores de rua até domingo, dia 2, mas se o frio persistir, período deve ser ampliado

Metereologistas intensificaram neste final de semana os alertas para a chegada de uma potente massa de ar polar que deve não apenas derrubar, mas manter abaixo de zero as temperaturas em boa parte do Estado a partir de terça-feira, 27. Em Canoas, a previsão de 3 graus está mantida para o segundo dia da semana, embora a sensação térmica possa ser inferior a 5 graus negativos – especialmente à noite, quando os raios de sol não conseguem aquecer a atmosfera gelada.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Vacinação e testagem: como Canoas chega ao final de julho com a menor ocupação hospitalar da pandemia

CANOAS | Esporte popular no Canadá ganha quadra em Canoas, a primeira oficial em todo o RS

 

Segundo a MetSul, diferente das duas últimas ondas de frio que acometeram o Estado no final de junho e na semana passada, esta deve ser mais duradoura: há previsão de que os termômetros só voltem a subir após um período de seis ou sete dias. Pode haver geada, chuva congelada e até neve na região dos Campos de Cima da Serra, entre Caxias do Sul e Erechim.

Há risco de hipotermia para quem estiver na rua, especialmente à noite, entre terça e sexta-feira. No final de semana, com a volta do sol, as máximas durante o dia devem vencer a barreira dos 10 graus na Região Metropolitana, mas ainda com sensação térmica bem inferior.

Com isso, ainda no sábado, o secretário de Cidadania, Paulo Bogado, confirmou que o Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara, seguirá recebendo até domingo moradores de rua e seus animais de estimação. O local, aberto no dia 28 de junho durante a primeira onda de frio intenso do inverno deste ano, tem capacidade para abrigar até 70 pessoas. Por lá, com a ajuda de voluntários e doações, são disponibilizadas duas refeições por dia: uma à noite, outra pela manhã, antes das 8h. Pets também são bem-vindos e recebem, por lá, ração, água um local seco para passar a noite.

"O prefeito Jairo Jorge está garantindo o espaço até o final do mês, mas esta semana vamos avaliar a intensidade do frio e a necessidade de manutenção daquele abrigo", antecipa o secretário.

Desde o final de junho, a mobilização da secretaria tem sido intensa no Centro Olímpico. Durante o dia, a equipe do governo usa o espaço para organização das doações, separação de roupas que serão entregues aos abrigados e à higienização do local. À noite, após a acolhida de quem vai pernoitar, é servida uma refeição quente e feitas orientações de saúde e assistência social.

"Essa ação no Centro Olímpico é uma das grandes felicidades desse governo. Tem sido muito exaustivo, mas é uma ação necessária", lembra Paulo Bogado.

O Centro Olímpico Municipal fica na Avenida Araguaia, 151, no bairro Igara. Durante o dia, é possível encaminhar diretamente para lá doações de roupas, cobertores ou alimentos não perecíveis. Os abrigados são recebidos às 18h para o acolhimento e são liberados na manhã seguinte, às 8h.

A população pode avisar a Cidadania os locais onde houverem moradores de rua para serem recolhidos através do telefone: 51 99129-6347.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade