Espaço recebe moradores de rua até domingo, dia 2, mas se o frio persistir, período deve ser ampliado
Metereologistas intensificaram neste final de semana os alertas para a chegada de uma potente massa de ar polar que deve não apenas derrubar, mas manter abaixo de zero as temperaturas em boa parte do Estado a partir de terça-feira, 27. Em Canoas, a previsão de 3 graus está mantida para o segundo dia da semana, embora a sensação térmica possa ser inferior a 5 graus negativos – especialmente à noite, quando os raios de sol não conseguem aquecer a atmosfera gelada.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Esporte popular no Canadá ganha quadra em Canoas, a primeira oficial em todo o RS
Segundo a MetSul, diferente das duas últimas ondas de frio que acometeram o Estado no final de junho e na semana passada, esta deve ser mais duradoura: há previsão de que os termômetros só voltem a subir após um período de seis ou sete dias. Pode haver geada, chuva congelada e até neve na região dos Campos de Cima da Serra, entre Caxias do Sul e Erechim.
Há risco de hipotermia para quem estiver na rua, especialmente à noite, entre terça e sexta-feira. No final de semana, com a volta do sol, as máximas durante o dia devem vencer a barreira dos 10 graus na Região Metropolitana, mas ainda com sensação térmica bem inferior.
Com isso, ainda no sábado, o secretário de Cidadania, Paulo Bogado, confirmou que o Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara, seguirá recebendo até domingo moradores de rua e seus animais de estimação. O local, aberto no dia 28 de junho durante a primeira onda de frio intenso do inverno deste ano, tem capacidade para abrigar até 70 pessoas. Por lá, com a ajuda de voluntários e doações, são disponibilizadas duas refeições por dia: uma à noite, outra pela manhã, antes das 8h. Pets também são bem-vindos e recebem, por lá, ração, água um local seco para passar a noite.
"O prefeito Jairo Jorge está garantindo o espaço até o final do mês, mas esta semana vamos avaliar a intensidade do frio e a necessidade de manutenção daquele abrigo", antecipa o secretário.
Desde o final de junho, a mobilização da secretaria tem sido intensa no Centro Olímpico. Durante o dia, a equipe do governo usa o espaço para organização das doações, separação de roupas que serão entregues aos abrigados e à higienização do local. À noite, após a acolhida de quem vai pernoitar, é servida uma refeição quente e feitas orientações de saúde e assistência social.
"Essa ação no Centro Olímpico é uma das grandes felicidades desse governo. Tem sido muito exaustivo, mas é uma ação necessária", lembra Paulo Bogado.
O Centro Olímpico Municipal fica na Avenida Araguaia, 151, no bairro Igara. Durante o dia, é possível encaminhar diretamente para lá doações de roupas, cobertores ou alimentos não perecíveis. Os abrigados são recebidos às 18h para o acolhimento e são liberados na manhã seguinte, às 8h.
A população pode avisar a Cidadania os locais onde houverem moradores de rua para serem recolhidos através do telefone: 51 99129-6347.