Estrutura no bairro Niterói recebe últimos preparativos para receber até 150 pessoas em situação de rua todos os dias durante o período mais frio do ano
Faltando 14 dias para o inverno e com a previsão da chegada de uma massa de ar polar vinda da Argentina no final de semana, as temperaturas devem despencar no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Para sábado, por exemplo, a previsão é de que o termômetros cheguem pela primeira vez a casa dos 3º em Canoas. Nessas condições, a Prefeitura de Canoas se prepara para abrir nesta quinta-feira, 9, o ginásio do Colégio La Salle São Paulo, a partir das 18h, para receber até 150 pessoas em situação de rua diariamente. Elas poderão usar o local, que servirá como espaço de retaguarda. O município conta ainda com o Albergue Municipal Rotary Club, que atende até 70 pessoas.
Os desabrigados que chegarem no Colégio São Paulo receberão um kit com sabonete, toalha, shampoo, escova de dentes e pasta dental, além de jantar e café da manhã. A comunidade também pode ajudar com doações de roupas de inverno que estejam em bom estado para a população de rua. A arrecadação será feita no próprio colégio. Animais de estimação também poderão ficar longe do frio e da chuva em um espaço pet que foi montado no local. As medidas de acolhimento serão mantidas por tempo indeterminado e acontecerão entre às 18h e 7h.
“Com a chegada do frio intenso, é a hora de estender a mão e mostrar que Canoas também é a cidade da solidariedade. Esta grande ação que organizamos para acolher os moradores em situação de rua representa uma efetiva demonstração de um dos principais compromissos do nosso governo: cuidar das pessoas, especialmente as que mais precisam de apoio do poder público”, disse o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques.
De acordo com o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, haverá uma estrutura de apoio com equipes das secretarias da Saúde, Mobilização, Cidadania, além da Fundação La Salle e Movimento Ação de Canoas (MACA). A Campanha do Agasalho também disponibilizará doações no próprio ginásio para as pessoas que forem procurar atendimento. “Vários órgãos da prefeitura trabalharam para que pudéssemos ter aqui, neste momento, um local para recepcionar essas pessoas. Agradecemos a Fundação La Salle que cedeu o espaço para as pessoas que necessitem de um local para passar a noite”, ressalta o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves.
Centro Olímpico Municipal (COM)
No ano passado, o Centro Olímpico Municipal (COM) abrigou 3.731 pessoas. Durante o acolhimento, foram arrecadados cobertores, 44.300 peças de roupa, 2 toneladas de alimentos e 600 kg de ração para pets.