Partido que estava fadado à extinção em Canoas ressurgiu pelas mãos de Mário Cardoso e ainda levou um vereador na janela encerrada nesta sexta-feira
Com a filiação de Adriano Agitasamba ao meio-dia desta sexta-feira, 5, o Avante renasce em Canoas. O partido já desenganado durante o período de Nedy de Vargas Marques que, embora filiado formalmente, não escondia de ninguém a intenção de seguir outros rumos — o que, de fato, ocorreu com a ida do vice para o PP, no dia 12 de março. No que era para ser o fim do Avante, surgiu uma luz. No início da janela, abriu-se a possibilidade de contar com o vereador Aloísio Bamberg, mas a opção do ‘alemão’ pelo PSDB junto a José Carlos Patrício pareceu, naquele momento, determinar o Avante à extinção.
Eis que houve a mão do presidente estadual do partido, Mário Cardoso.
O blog já havia contado como o atual secretário de Relações Institucionais tornou-se o número 1 do Avante no Estado no post CANOAS | Avante gaúcho está sob o comando de Mário Cardoso: as três missões de Tibé ao ‘articulador’ . A nova do Mário foi ter conseguido, antes que a janela fechasse, deslocar um nome que era dado como certo entre as hostes da oposição, especificamente no grupo liderado pelo vereador Márcio Freitas (PRD), e integrá-lo à base aliada a Jairo Jorge. Trata-se de Adriano Agitasamba, eleito em 2020 pelo PL pré-bolsonaro e que, a bem da verdade, pouco tem a ver com a capitão inelegível.
Agitasamba foi do Solidariedade, cogitou uma filiação ao PCdoB e só não se tornou comunista porque o PT lhe deu uma ‘bola preta’ em reunião da federação, que reúne ainda o PV. O problema é que o PV elege Cris Moraes e, com Adriano, o PCdoB também elegeria um — e o PT, maior partido do grupo e que faz seguramente 80% dos votos entre essas legendas, talvez elege-se só um também.
Voltando ao Mário.
Com negativa de Bamberg e a filiação dele ao PSDB, Mário recolheu o time do Avante. A expectativa era de apenas apoiar a reeleição de Jairo Jorge, sem montar nominata. As conversas com Adriano, no entanto, mudaram radicalmente os planos.
Filiação prestigiada de Adriano Agitasamba ao Avante de Mário Cardoso mostra que vereador será bem recebido na base aliada ao governo Jairo Jorge. Movimento segura avanço da 'bancada Márcio Freitas' na Câmara. #Canoas #BlogdoRB #eleições2024 pic.twitter.com/Unwe4A8wHn
— Rodrigo Becker (@BlogdoRB) April 5, 2024
Entre a quarta e a quinta-feira, Mário mostrou ao novo aliado como pretende fazer votos suficientes para eleger uma bancada em outubro — e como esse nome pode ser o próprio Adriano. O vereador parece ter se convencido: aceitou e, inclusive, especula-se ter rompido com Márcio, com quem formava um trio sólido ao lado de Leandrinho, ex-PSD e atualmente no PRD.
No Avante, Adriano será o 13º nome da bancada aliada ao paço, contando todos os que já vinham orbitando o movimento de Jairo Jorge antes do seu retorno ao governo. Um a menos do que o simbólico número 14 que expurga riscos de cassação contra si, mas o admite contra outros.
A vermos.