BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Os dois caminhos de Nedy: em que partido o prefeito em exercício vai se filiar? Nome no governo pode indicar caminho

Prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques visitou parques da cidade na sexta-feira, 2: caminho político depende de filiação partidária. Foto: Reprodução Redes Sociais

Proximidade de março promete por fim à longa novela sobre a escolha partidária de Nedy. A opção dele indica se tem planos ou não de ir às urnas em outubro

Direto ao ponto, Nedy de Vargas Marques tem dois caminhos se quiser estar nas urnas em 2024: um deles é o PSDB; o outro, o PP.

O MDB, por enquanto, não é uma opção.

Nedy tem uma quedinha pelos tucanos, gosta do estilo de gestão de Eduardo Leite e já entabulou tratativas sobre fazer parte do ninho com conselheiros do governador. O problema é que, ano passado, o prefeito em exercício deixou as conversas com o partido de lado para iniciar contato com o PL de Jair Bolsonaro. 

Ficou uma mágoa, vale dizer.

O episódio, no entanto, tende a ser superado se apresentar um plano para disputar a eleição de outubro com uma nominata que faça o PSDB eleger a primeira bancada depois de duas legislaturas inteiras sem qualquer representação na Câmara de Canoas. 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Um sol para cada um: fevereiro traz calorão e risco de temporais

CANOAS | Nedy cria comitê para reorganizar serviços dos hospitais: ‘custo-Saúde’ exige gestão e responsabilidade

O outro caminho pode ser o PP que trava uma guerra interna entre o ‘por enquanto’ presidente do partido, Marcos Daniel, e a bancada composta pelos vereadores José Carlos Patricio e Aloísio Bamberg. Os parlamentares pediram a cabeça de Daniel e ameaçam deixar o PP se a direção estadual não os atender. Vendo o chão ruir, o presidente questionado prometeu filiar o vereador mais votado, Márcio Freitas, e colocá-lo na disputa pela prefeitura em outubro. E ainda tem a filiação de Nedy como carta na manga – uma senhora carta, diga-se.

Se Nedy entrar no partido, o PP ganha uma prefeitura na Região Metropolitana depois da desfiliação do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal – único progressista eleito por aqui em 2020. Em termos de importância econômica, nem se compara: Canoas é o terceiro PIB do Estado, tem mais de 360 mil habitantes e 240 mil eleitores com uma maioria relativa de bolsonaristas – o que poderia indicar uma vantagem para um candidato de direita nas urnas, em outubro.

O plano de Nedy ir para o PP já é discutido abertamente por seus aliados mais próximos que indicam, ainda, a entrada de Marcos Daniel no governo. Há chance de que assuma a Secretaria de Meio Ambiente, segundo informações que o blog apurou. Mas não dá para descartar as Relações Institucionais – ainda sem um titular depois que o vereador Abmael Oliveira pediu para sair, no dia 31.

O certo é que Nedy tem até março para escolher um partido se quiser ir às urnas. Caso contrário, não terá tempo de filiação suficiente para submeter seu nome à convenção e só restaria apoiar um nome alternativo à sucessão.

Quem sabe até o próprio o neoprogressista Márcio Freitas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade