BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | PSD ameniza resolução que definia bancada como oposição: a brecha para as relações  dos vereadores com o governo está posta

Partido mudou o termo “oposição” por “independência” em documento político alinhado em reunião na segunda, 26

Devagar com o andor: o PSD de Jairo Jorge não aderiu ao governo — e é bem provável que não o faço em um futuro próximo. Mas em documento emitido pelo diretório do partido na segunda-feira, 26, abriu uma brecha para aceitar as relações dos vereadores com o governo — o que, na prática, já vem sendo discutidas faz tempo.

Em março, o PSD havia tirado posição por manter-se na oposição ao governo Airton Souza e Rodrigo Busato alegando que este era o papel que a urnas lhes tinha dado. Ainda havia no partido uma corrente apostando as fichas na queda do prefeito e na convocação de uma nova eleição. A prudência, então, recomendaria não aproximar-se muito para se colocar em vantagem numa eventual disputa fora de época pelo comando do paço.

Ao final de maio, no entanto, o cenário político parece outro.

A necessidade do governo de ampliar a sua base de apoio na Câmara para o confortável número de 16 parlamentares implicou numa procura aos vereadores do PSD. Os movimentos políticos nessa direção começaram a ser notados já em abril, mas ficaram evidentes no início de maio quando a Câmara aprovou com o voto de 2 dos 4 vereadores do partido de Jairo Jorge o projeto que criou a Loto Canoas. Havia, ali, inclusive, a expectativa de que o partido fosse convidado a integrar a gestão e nomes como o de Aristeu Ismailow, fiel escudeiro do ex-prefeito, chegaram a circular como uma provável indicação — o que, ao fim e ao cabo, não passou de mera especulação.

A resolução do PSD de segunda-feira, de certa forma, encerra o papo. Não põe o PSD no governo, mantém o discurso da independência e a postura ‘de ajudar no que for bom para cidade’ e libera os vereadores para integrarem a base, desde que informem o partido.

Não deixa de ser uma bandeira-branca estendida entre os adversários da última eleição.

Confira, na íntegra, o documento do PSD:

RESOLUÇÃO Nº 02, DE 26 DE MAIO DE 2025.

Resolução Política do Partido Social Democrático – PSD de Canoas/RS, a ser aplicada imediatamente.

A Executiva do PSD – Partido Social Democrático – de Canoas, na forma do Estatuto Partidário, bem como embasado na legislação eleitoral vigente, em reunião realizada no dia 26 de Maio de 2025, às 19 horas, na sede do partido, situada na Avenida Guilherme Schell, 1606, Bairro Rio Branco, Canoas, promulga o seguinte:

1. O PSD, um dos maiores partidos do Brasil, reafirma seu compromisso com Canoas e com os canoenses. Para o partido, seus dirigentes e filiados, a nossa cidade está em primeiro lugar. Junto com o Governador Eduardo Leite, presidente do PSD no Rio Grande do Sul, faremos todos os esforços para a reconstrução de Canoas.

2. Por isso, o PSD Canoas manterá uma posição de independência diante da atual administração municipal, contribuindo para a solução dos problemas e apoiando todas as iniciativas para a recuperação da cidade. No entanto, se os rumos escolhidos pela gestão, se as decisões tomadas pelos gestores e se políticas públicas adotadas não buscarem o crescimento, a melhoria e a defesa de Canoas faremos uma oposição propositiva e responsável.

3. A política do quanto pior melhor não condiz com a história do nosso partido e muito menos com a biografia do nosso prefeito Jairo Jorge que governou nossa cidade, trazendo melhorias, participação popular, qualidade de vida, crescimento e desenvolvimento, sempre com respeito a seus adversários.

4. Precisamos seguir olhando para frente, sempre trabalhando para Canoas estar entre as melhores cidades do Brasil. Visando uma cidade melhor, o PSD deve continuar propondo projetos, sugestões, melhorias e apontando, sempre de forma responsável, os problemas da cidade para que os gestores possam solucioná-los.

5. De forma democrática respeitamos nossos adversários, mas também buscamos respeito para que possamos conviver de forma republicana. Para o PSD o objetivo maior é o bem estar dos canoenses, por isso, o partido está fazendo todos os esforços para reduzir os embates e os tensionamentos, buscando a paz e a união. No entanto, o partido não irá tolerar ataques e revanchismos, pois a paz e a união são sempre escolhas de mão dupla.

6. A Executiva Municipal orienta os vereadores e a vereadora do PSD, a maior bancada da Câmara Municipal, a votar com independência, buscando sempre o interesse público, apoiando boas iniciativas para Canoas e repudiando retrocessos e políticas que tragam prejuízo aos canoenses.7. O PSD Canoas não integra a Administração Municipal e não está presente como partido na atual gestão. Caso algum filiado ou filiada seja convidado a trabalhar na Prefeitura Municipal, deverá informar a Executiva Municipal. A participação na gestão, caso eventualmente ocorra, não caracteriza uma posição partidária, mas uma adesão individual, que será respeitada, desde que seja respeitada essa resolução e mantido o compromisso com o partido e com o nosso projeto de futuro para Canoas, para o Rio Grande e para o Brasil.

8. Revoga a Resolução n.°01, de 08 de janeiro de 2025.

Canoas, 26 de maio de 2025.

Daniel Cardozo, Secretário-Geral PSD Canoas

Celso Pitol, Presidente PSD Canoas

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade