Ação que tinha por objetivo livrar as ruas de dejetos ainda presentes do temporal de janeiro se depara com descarte irregular de lixo
Essa é para a gente ficar com vergonha.
No sábado, 9, uma ação da Prefeitura de Canoas na região Noroeste e em parte do Centro tirou das ruas 378 toneladas de lixo. Segundo o governo, 48 cargas completas de caminhões do tipo truck. O Mutirão de Limpeza, anunciado pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, tem por objetivo livrar a cidade dos resíduos ainda presentes do temporal de 16 de janeiro, mas não foi bem isso que as equipes encontraram por lá.
Nove de cada dez cargas retiradas das ruas era de descarte irregular e não de vegetação caída por conta do temporal. Nove em dez!
Das 48 cargas, oito continham lixo orgânico e restos de móveis danificados pelas chuvas. O restante era lixo doméstico mesmo, jogado às ruas como se qualquer terreno sem casa fosse lixão. Nem precisaria dizer que é feio, porque é, mas vale ressaltar o perigo que isso representa. Lixo atrai insetos e roedores, animais que vivem em pequenos refúgios de mato no meio da cidade e tudo o mais. Para eles, o que se joga por ali vira comida. E se proliferam. Os animais selvagens ficam doentes ao comerem os restos que humanos deram por inservíveis, mas roedores, cães e gatos de rua não. Eles só se proliferam. E baratas também. Sem falar no Aedes aegyptis que agora eclode até em água suja.
Não é atoa que os casos de dengue escalam em Canoas.
LEIA TAMBÉM
“Pedimos para que a população se conscientize e não descarte os lixos nas ruas, beiras das avenidas, na frente das residências. Temos cinco ecopontos espalhados pela cidade. Então, procurem o local adequado, porque é a própria população que se prejudica”, salientou Márcio Bittencourt, secretário especial do Gabinete do Prefeito e que acompanhou a ação de sábado.
Não dá para acreditar que em pleno 2024 a gente ainda precise puxar a orelha das pessoas para que não emporcalhem a cidade — mas parece que temos.
13 dias, 7 mil toneladas
Ainda segundo o governo, desde que a força-tarefa começou, em 26 de fevereiro, até o dia 9, foram retiradas das ruas do município 960 cargas, totalizando mais de sete mil toneladas de resíduos. Só na última semana, as equipes recolheram 3,2 mil toneladas de entulhos. As próximas ações continuam no início da semana. Segunda-feira, 11, as regiões Nordeste e Sudeste seguem contempladas com as equipes de limpeza.
Subprefeitura fez mutirão no sábado
Simultaneamente ao Mutirão de Limpeza, as equipes da Subprefeitura Noroeste também atuaram numa operação de retirada de galhos, entulhos e lixos nos bairros Harmonia e Mathias Velho. Foram seis cargas, totalizando 31 toneladas de materiais recolhidos.
Na segunda acontecerá nova ação, das 8h30 até às 17h, nos mesmos bairros.
Ecopontos
Canoas possui cinco ecopontos distribuídos pela cidade, que funcionam diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O Ecoponto Niterói abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
Neles, os canoenses podem descartar restos de obras, móveis, madeira, papel, papelão, vidro, eletroeletrônicos e plásticos. Não é permitido colocar lixo orgânico, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes ou LED, tampouco latas com restos de tinta, solventes e impermeabilizantes.
Confira abaixo os endereços:
Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói: Rua Paulo Fonteles 1560 – bairro Niterói.
Com informações de ECom/PMC