BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Quem é quem no secretariado de Airton: e quem ‘ainda não está entre nós’

Prefeito eleito Airton Souza anunciou novos secretários em seminário de transição na manhã desta segunda, 23. Foto: Divulgação

Nova gestão confirmou mais 10 nomes no secretariado — inclusive, o líder do governo; ainda falta o secretário de Saúde

ATUALIZADA – Sai na manhã desta segunda, 23, nova confirmação de nomes do secretariado de Airton Souza (PL) e Rodrigo Busato (UB). Há poucas surpresas, uma revelação e ausências marcantes. Não foram confirmados, ainda, os  secretários da Saúde e nem o de Serviços Urbanos, dentre as pastas de ponta.

Aos nomes, primeiro. O blog levantou, também, como cada nome chegou até Airton; confira:

Procuradoria-Geral — Dra. Carolina Weber, ex-procuradora da Prefeitura de Esteio por 8 anos.

Educação — Beth Colombo (Republicanos); já havia sido anunciada há cerca de 10 dias e entra na cota do partido que apoiou Airton no segundo turno.

Cidadania, Mulher e Família — Camila Nunes (PL); filha de Bibo Nunes, deputado federal do PL e, hoje, o nome político mais próximo do prefeito eleito.

Transportes — Thiago Moyses (PL). É advogado e foi indicado pelo também deputado federal Zucco (PL).

Fazenda — João Batista Portela (União Brasil). Atual secretário da pasta, Portela é considerado um nome técnico. Fica no posto por indicação pessoal de Airton Souza.

Bem Estar Animal — Paula Lopes (PL)

Projetos e Captação de Recursos — Daniela Fontoura (PL). Trabalha com Airton há mais de 20 anos, já foi sua assessora e tem experiência na administração pública.

Canoastec — Thiago Sanchotene (PL)

Obras e Reconstrução — Victor Hampel (União Brasil). Nome ligado ao deputado federal Luiz Carlos Busato (UB), é engenheiro. Já atuou na pasta em governos anteriores, tanto no de Busato quanto no de Jairo Jorge (PSD).

Meio Ambiente — Guilherme Haygert. Quadro técnico indicado a Airton pelo PL, vem da iniciativa privada. É advogado por formação, professor da PUC e diretor de uma empresa que faz gestão de créditos de carbono.

Liderança do Governo na Câmara — Juares Hoy (PP)

Os que estão na lista e não tem partido, indicações técnicas são — o que não invalida os demais como pessoas da área.

Já haviam sido anunciados:

Comunicação — Edson Gandolfi (União Brasil)

Assistência Social — Márcio Freitas (PRD)

Habitação — Alexandre Duarte (Republicanos)

Chefia de Gabinete — Marcos Daniel (PP)

Secretaria de Governo — Rossano Gonçalves (PL)

Segurança — Major Alberto Rocha

Partido do prefeito domina indicações

Claramente, há uma predominância de indicações do PL nesta leva de confirmações. Um interlocutor do partido disse ao blog que a internação de Airton havia adiado o anúncio dos indicados e que ainda estariam faltando nomes de aliados para completar o primeiro escalão.

Levando em conta a estrutura atual, que deve ser alterada, estariam faltando os nomes da Saúde; Serviços Urbanos; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Esporte e Lazer; Administração e Planejamento; Controladoria-Geral; Licitações e Contratos.

Há um plano em gestação na equipe de transição de dotar a cidade com pelo menos 10 subprefeituras. Esses nomes seriam indicados pelos vereadores que comporão a nova base aliada na Câmara ou por suplentes imediatos — todos ‘da política’, portanto.

Para a Saúde, o nome mais cotado segue sendo o de Eduardo Bermudez. O médico, radicado em Brasília, no entanto, ainda não deu o ‘ok’ para Airton. A dificuldade de uma mudança de Estado seria um dos empecilhos, além do briffieng da política conturbada que se vive na cidade há alguns anos.

Todas as demais pastas devem ter seus nomes confirmados até a próxima sexta, 27.

ATUALIZAÇÃO – Erramos: até às 10h12 desta quinta, 26, o texto acima apresentada a procuradora-geral indicada para o governo Airton Souza, Dra. Carolina Weber, como esposa de um dos seus advogados. A informação correta é que ela foi procuradora do município de Esteio por 8 anos, durante a gestão de Leonardo Pascoal (PL). A reportagem já foi corridida.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade