Transição segue enquanto partidos e aliados do novo governo discutem critérios e nomes para indicações ao primeiro escalão
Os primeiros nomes do secretariado de Airton Souza (PL) devem ser revelados — ou pelo menos ‘oficialmente vazados’ — no decorrer desta semana. Partidos e aliados já foram informados de que as indicações precisam cumprir critérios técnicos compatíveis com as funções e que algumas pastas não farão parte do ‘rateio’ político; estas serão ocupadas por nomes com perfil de gestão ou notório conhecimento da área.
É o caso do novo secretário da Saúde — ou secretária.
Articuladores políticos do governo entrante já trabalham com nomes que podem desempenhar a função. A ideia é transmitir à cidade a preocupação do grupo político liderado por Airton e Rodrigo Busato com a situação de determinadas áreas e símbolo disso será a indicação de nomes ‘acima da média’ para estes postos no secretariado.
Falando em Rodrigo Busato, o vice eleito parece ser o único que já se destaca para uma função definida: a de articulador político do novo governo. Ele vem conversando com os vereadores atuais e os eleitos, com partidos e lideranças aliadas — tudo com o ‘amém’ de Airton. Não há confirmação de que função Rodrigo terá no novo governo, mas o blog especula que poderá assumir uma pasta nova que deve nascer da fusão entre a atual Secretaria de Relações Institucionais e o Escritório de Comunicação, o ECom.
Publicitário por formação e responsável por toda a Comunicação durante a administração do pai, Luiz Carlos, que foi prefeito de Canoas entre 2017 e 2020, é praticamente certo que a tarefa de comunicar no novo governo estará em suas mãos — com ele mesmo no comando ‘da coisa’ ou indicando alguém de sua confiança para isso.
Rodrigo Busato comunicador não é, portanto, uma novidade — o desempenho dele como articulador político, sim. E a julgar pelo que vereadores e lideranças aliadas do novo governo vem dizendo a respeito, vem fazendo um grande trabalho.