BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Tem spoiler: o que JJ dirá em painel no encontro do ICLEI? O clima e as novas posturas governamentais

Jairo Jorge é um dos painelistas de evento em Porto Alegre iniciado nesta quarta e que segue até sexta, 18. Foto: Divulgação/PMC

Prefeito de Canoas é um dos convidados para série de painéis promovidos por instituto que reúne mais de 2,5 mil governos em torno do temática da inovação e sustentabilidade

O tema é pra lá de atual e, paradoxalmente, antigo: meio ambiente. Vivemos tempos em que, enfim, a sustentabilidade deixou de ser uma temática acadêmica para ganhar a vida real a partir da percepção das mudanças climáticas e da poluição das grandes cidades e da produção de alimentos, secas e enxurradas, no campo. Esse definitivamente não é um problema só da macroeconomia, que depende de decisões em fóruns em que jamais o cidadão comum terá acesso. O clima, a poluição, a preservação e disponibilidade de água potável para todos é, cada vez, um preocupação também das esferas locais de governo e governança.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | BNDES no HU: o ‘banco das PPPs’ visita maior hospital urbano fora de Porto Alegre

CANOAS | Bolsonaristas e conservadores se preparam para 2024; não necessariamente do mesmo lado

Esse é o assunto que vai permear o 2° Encontro Regional do ICLEI Sul, que começou nesta quarta-feira, 16, e vai até sexta, 18, no Farol Santander, no Centro de Porto Alegre. O tema deste ano é ‘Inovação Urbana pela Sustentabilidade’ e vai reunir governos municipais do Sul do Brasil, instituições de ensino, setor privado e representantes da sociedade civil. ICLEI é uma rede global que reúne mais de 2,5 mil governos locais em nome da inovação e da sustentabilidade. A sede mundial do ICLEI fica em Bonn, na Alemanha, e o escritório da Regional Sul, que integra mais de 100 governo em toda a América Latina, fica em São Paulo. Canoas tem parceria com o ICLEI desde 2021 na área da Educação.

Nesta quinta, 17, o prefeito Jairo Jorge é um dos painelistas convidados do encontro regional. Ele apresenta dois cases de Canoas. O primeiro, às 10h50, no painel Certificações como Instrumentos para Ação Climática e o Desenvolvimento Sustentável. O segundo, às 11h50, será Modelagem Climática a favor das Políticas Públicas.

A assessoria do prefeito deu um spoiler do que ele dirá em material distribuído à imprensa:

No primeiro painel, Jairo apresentará o programa de certificação de escola sustentável realizado no município. Já na segunda apresentação, abordará as experiências de Canoas no enfrentamento a fenômenos climáticos externos, da prevenção a adaptação. Destaque para a criação, há pouco mais de quatro meses, do Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), pioneiro no Rio Grande do Sul e uma das poucas estruturas públicas do Brasil, de prevenção e combate aos danos causados pela mudança do clima.

“Estamos vivendo intensamente as mudanças climáticas e tudo isso deve se acirrar ainda mais nos próximos quatro, cinco, dez anos. E, por isso, a cidade precisa se preparar, planejar e agir. O Escritório de Resiliência Climática é um passo nessa direção”, disse Jairo Jorge.

Não é pouca coisa.

Plano Local de Ação Climática

Na última terça-feira, 15, o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) lançaram o Plano Local de Ação Climática (PLAC). O ato marca o início dos trabalhos voltados ao enfrentamento das mudanças e adversidades do clima no município. Houve, ainda, a entrega oficial do certificado da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas, válido até 2050, ao prefeito Jairo Jorge pelo secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Com informações da Assessoria do Gabinete do Prefeito.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade