BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Temporal e suas consequências: tem árvores, postes e fios caídos por toda a cidade; luz e internet ainda não voltaram

Temporal deixou rastro de estragos por toda a cidade na noite desta terça-feira, 17. Foto: Divulgação/ECom PMC

Equipes da Defesa Civil seguem nas ruas de Canoas atendendo as principais ocorrências do temporal. Santos Ferreira está bloqueada na Estancia Velha

O amanhecer está sendo de caos em toda a Canoas.

O temporal que atingiu a cidade por volta das 22h desta terça-feira, 16, deixou um rastro de destruição em todos os quadrantes da cidade. Os bairros Niterói e Rio Branco registraram o maior número de pontos de alagamento. Também há pontos com acúmulo de água nos bairros Mathias Velho, Igara, Marechal Rondon, Estancia Velha e São Luís. 

Na Avenida Santos Ferreira, no bairro Estância Velha, um árvore foi arrancada pela força do vento e bloqueia totalmente as pistas nas proximidades do 15ª Batalhão da Brigada Militar. 

Por toda a cidade há fios caídos – e este é o maior risco de acidentes nesta manhã. Segundo a RGE, concessionária que atende a região, parte deste fios segue energizada e oferece risco de choque a quem se aproximar. A orientação da empresa é para que os moradores não tentem mover os fios. Caso haja algum impedimento em rua ou mesmo em algum residência, o procedimento é chamar a RGE pelo telefone 0800 970 0900. Há registro de congestionamento das linhas telefônicas, no entanto; caso precise acionar a empresa, insista e de jeito nenhum toque nos fios caídos.

Segundo a RGE, há 150 mil pontos sem luz em toda Canoas. Os bairros Harmonia e Estancia Velha são os mais afetados no levantamento feito por volta das 7h desta quarta-feira, 17. Em todo o Estado, há mais de 1,3 milhão de residências sem luz.

Também há registros de falta de internet em diversos pontos da cidade, inclusive no Centro. Acesso via celular é a alternativa, mas devido ao grande volume de uso, há lentidão e sinal oscilante.

Sem trens até o Centro de Porto Alegre

Por volta das 6h, a Trensurb informou que há alagamentos em pontos da via do trem nas proximidades do Centro de Porto Alegre. Em razão disso, os veículos não estão circulando entre as estações São Pedro e Mercado.

Há um transbordo na Estação Farrapos para transferir passageiros do trem para ônibus sob organização da EPTC. Nas demais estações da Trensurb, a operação está acontecendo dentro da normalidade.

Gabinete de crise: prioridade aos desabrigados

No Centro de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública, onde está funcionando o gabinete de crise montado pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques para acompanhar o atendimento às consequências do temporal, há registro de destelhamento, queda de árvores e de fios no bairro Rio Branco, Niterói e Fátima. “As subprefeituras estão abertas, atendendo as solicitações de lonas. As pessoas podem acessar esses locais. A Defesa Civil não está fazendo essa entrega no momento, pois está dando prioridade para os casos de resgate”, conta o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática, o EClima, Igor Souza.

Além da Defesa Civil, Bombeiros, subprefeituras, Guarda Municipal (GM), agentes de trânsito e diversas secretarias estão nas ruas prestando atendimento. Famílias que necessitem sair de casa estão sendo encaminhadas a escolas e ginásios municipais. Até o momento, 15 pessoas foram levada para o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Gabinete de crise foi montado para atender às consequências do temporal com maior rapidez em Canoas. Foto: Divulgação ECom/PMC

SERVIÇO – Casos de emergência relacionados à chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.

PONTOS DE APOIO – Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Com informações da ECom/PMC.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade