Política

CANOAS | União Brasil ainda não tem presidente em Canoas, mas pode ter candidatos a deputado federal

Nereu, Busato e o então presidente do PSL, Luciano Bivar: paz selada, ambos concorrem a federal com a possível concorrência de Sargento Santana na disputa pelo voto dos canoenses. Foto: Arquivo RB Seguinte:

Partido que surge da fusão de Democratas e PSL prioriza formação de nominatas às eleições de outubro e ainda procura um líder para a sigla no município

Fusão homologada pelo TSE, o União Brasil volta sua ação política à formação de duas consistentes nominadas no Rio Grande do Sul: uma para deputado federal, outra para estadual. E é nessa que o partido, sob comando do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, pode ter três candidatos a federal em Canoas – o que soa, no mínimo, um exagero.

Vejamos.

Busato, como se sabe, é candidatíssimo. Já ocupou o cargo antes de ser prefeito e, após a eleição de 2020 e uma possibilidade entrar na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, mudou de ideia. A parceria com Dirceu Franciscon falou mais alto: em roteiros feitos pelos dois desde o ano passado, ficou claro que havia espaço para um retorno a Brasília embalado pelo votos dos gaúchos.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | ’A maior do mundo’ vira tema de bate-papo em evento descontraído da CDL Canoas

CANOAS | Opinômetro: aulas serão adiadas em uma semana por conta da pandemia

 

Esse é o plano de Busato, inclusive ao escolher o partido pelo qual concorrerá após sair do PTB na famosa cisão com o grupo nacional liderado pelo não menos famoso Roberto Jefferson.

Só que Busato não está sozinho no União – e nem em Canoas, mais especificamente. Nereu Crispim, presidente do PSL até então, é candidato à reeleição. Com a fusão, o ex-bolsonarista que se intitula deputado-cidadão ganhou novo fôlego na pescpectiva de que o novo partido eleja três deputados federais. Além disso, acredita que ele e Busato não disputam os mesmos votos, embora sejam da mesma cidade.

No final da semana, porém, surgiu um novo nome nessa lista canonese do União Brasil: o ex-vereador Sargento Santana. Assessor de Nereu, Santana pretende por o nome na rua para voltar à Câmara de Vereadores em 2024. Quando se elegeu em 2016, estava no PTB de Busato e não entrou em 2020 porque o partido tinha muitos figurões no primeiro time de candidatos – e, consequentemente, alguns ficariam de fora.

No andar dessa carruagem, Santana ainda pode ser convencido a concorrer a deputado estadual – o que facilitaria a vida de Busato e Nereu, que teriam um candidato local para fazer dobradinha.

E o presidente local? Pois é: o União ainda não pensa nisso. O mais provável é que o diretório local se mantenha como comissão provisória e só seja de fato articulado após a eleição de outubro – comemorando a eleição de seus candidatos ou juntando os cacos da frustração.

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade