Nota oficial do partido mantém disposição para o diálogo, mas informa afastamento do União Brasil das discussões que ‘dividem a cidade’
A política em Canoas muda rápido.
Especulada desde sempre e refutada até então, a ruptura entre Luiz Carlos Busato e Jairo Jorge ganhou um contorno, digamos, oficial nesta segunda-feira, 18. Em nota, o União Brasil informou que não faz mais parte do grupo de partidos que vem discutindo o futuro da cidade — o que, na prática, significa distanciamento.
Primeiro, a nota e, depois, o comentário.
LEIA TAMBÉM
NOTA DO UNIÃO BRASIL CANOAS
Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.
O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.
Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.
Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.
Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa. Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.
Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.
O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade.
Sérgio Ricardo Spiercart (Côca)
Presidente em exercício do União Brasil em Canoas
Se é um ‘adeus’ ou ‘até logo’ na parceria entre JJ e Busato, só o tempo dirá. O que parece claro é a disposição do União Brasil de se manter ao centro: nem jairista, nem nedysta. Aberto a papo com todos. E nem dá para dizer que seja surpresa: Busato é ‘de conversa’, não de ‘empinar a carroça’.
Também não dá para afirmar com clareza, por agora, que o ex-prefeito será candidato em outubro. Só dá para garantir, a quem interessar possa, que descartada esta hipótese não está.
Com Nedy de Vargas Marques, aliás, Busato não tem conversado porque o prefeito em exercício não quer. Deputado federal não foi procurado nem para discutir o envio de emendas à cidade, o que me parece pouco republicano; mas a realidade da política hoje impôs mais muros do que pontes e não dá para estranhar nada.
A vermos.