Web-debate Acigra/Seguinte: vai priorizar perguntas sobre temas da cidade e os questionamentos entre os protagonistas da eleição em sete blocos – tudo transmitido ao vivo pela internet
Esteja diante do computador, do celular ou do tablet no dia 5, às 19h.
Nesse dia e horário, a Acigra e o Seguinte: promovem o primeiro web-debate da cidade, com seis dos sete candidatos à Prefeitura de Gravataí. Tudo transmitido ao vivo pela internet: no Facebook e no YouTube, com um link direto pelo site Seguinte:.
Chance única para ver como respondem os candidatos sobre os principais temas da cidade, cara a cara.
Anabel Lorenzi (PSB), Levi Melo (PSD), Marco Alba (PMDB), Rafael Linck (PSol), Sadao Makino (PSTU) e Valter Amaral (PT) aceitaram as regras e vão ao evento.
Daniel Bordignon, do PDT, informou que não irá.
– O objetivo do debate é oportunizar aos candidatos a exposição de suas idéias e propostas, de maneira clara, objetiva e construtiva, priorizando as políticas públicas que venham a influenciar o setor produtivo da cidade – explica o presidente da Acigra, Régis Albino Marques Gomes.
LEIA TAMBÉM
Debate Acigra/Seguinte: não terá Bordignon
As regras
O web-debate – chamado assim por ser transmitido pela internet – será composto por sete blocos e começará pontualmente às 19h. No primeiro bloco, o presidente da Acigra, Régis Gomes, fará a apresentação do evento. Ele será o mediador do debate. Em seguida, os candidatos terão um minuto para as apresentações iniciais.
O segundo bloco terá perguntas previamente definidas por entidades convidadas, pela Acigra e pelo Seguinte:. Cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para resposta e um outro candidato terá mais 30 segundos para um comentário.
O terceiro bloco repete a fórmula do segundo.
O quarto, quinto e sexto blocos serão de perguntas entre os candidatos com tema livre. A ordem já foi definida por sorteio. O candidato que fará a pergunta terá o tempo de 30 segundos. A reposta deverá ser dada em 1 minuto e 30 segundos; a réplica em 1 minuto e a tréplica em 30 segundos.
O sétimo bloco será de considerações finais, com um minutos para cada candidato encerrar sua participação no evento.
A previsão é de que o evento tenha a duração de aproximadamente duas horas.
Direito de resposta
Uma comissão formada por três membros sob a coordenação do diretor do Seguinte: Roberto Gomes de Gomes vai avaliar os pedidos de direito de resposta na hora em que forem solicitados pelos candidatos.
Sempre que concedido, o direito de resposta será concedido ao candidato ofendido ao final do bloco, com o tempo de um minuto e meio.
Assessoria e convidados
Como o debate vai ser transmitido pela internet, não será permitida a entrada de mais do que alguns convidados e um assessor para cada candidato a prefeito presente.
Na sala de transmissão, que será o auditório da Acigra, apenas estes, a equipe do Seguinte: e a Comissão de Direito de Resposta.
Transmissão experimental online
O Seguinte: vai levar o debate até os internautas pelo sistema de transmissão ao vivo do YouTube. A Acigra também transmite ao vivo o evento pelo Facebook, na página da entidade e na do Seguinte:. Uma outra câmera ainda vai gravar todo o debate para posterior edição e publicação.
– É uma transmissão experimental, a primeira feita pelo site e por um veículo de comunicação local ao vivo – conta o repórter do Seguinte:, Rodrigo Becker.
– A câmera ficará posicionada de forma estática, na frente dos candidatos. E, sempre que falarem, vão usar um microfone para melhorar a captação do áudio.
– Os internautas vão poder perceber as reações dos candidatos, suas posturas, posicionamentos e até gafes. Qualquer reportagem que fosse feita não poderia transmitir tanto nem ser tão fiel aos candidatos quando o vídeo – completa.
A abertura da transmissão ao vivo está marcada para 18h50. Logo após o debate, o vídeo com a íntegra do conteúdo estará disponível aos internautas no Canal do Seguinte: no YouTube, que pode ser acessado aqui.
Internautas logados poderão fazer comentários online durante a transmissão ao vivo ou através das páginas do Seguinte: e da Acigra no Facebook. Nos intervalos entre os blocos, os jornalistas do Seguinte: vão ler os principais comentários.
LEIA MAIS
Campanhas conhecem regras do webdebate Acigra/Seguinte: