CARNAVAL

Cachoeirinha tem Carnaval de Rua neste sábado; Saiba onde e quem faz a festa

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) realizará, neste sábado, dia 29 de março, mais uma edição do Carnaval de Rua de Cachoeirinha. O evento acontecerá em frente a Praça da Juventude, localizada na Rua Dr. Mário da Costa Pereira, no bairro Granja Esperança, a partir das 20h.

A festividade contará com o desfile de sete blocos locais: Afro Tchê, Cordão Benguelê, Mancha Verde, Mulemba da Caxu, Rosas de Ouro de Cachoeirinha, Skenta  e o bloco Viva o SUS.

Em 2024, o Carnaval reuniu mais de 3 mil pessoas. Segundo a SMCELT, Cachoeirinha ficou dez anos sem promover a festividade, que foi retomada em 2023. O secretário da pasta, Ildo Junior, destaca a importância do evento para a cidade: “O Carnaval de Cachoeirinha é mais do que uma festa; é a celebração da nossa cultura, da diversidade e da força comunitária.”

Conheça um pouco sobre cada bloco:

– Afro-Tchê

Fundado em 1994, sua sede administrativa fica no bairro Jardim do Bosque, com a presidência de Toninho Paz, traz ritmos de axé, samba e reggae. Inspirado no bloco olodum e timbalada surgiu do projeto de inclusão cultural e social do grupo afro tchê, onde são ministradas oficinas de percussão gratuitas para crianças e adolescentes na vila safira em Porto Alegre tendo hoje núcleo em Cachoeirinha desde 2000.

– Cordão Benguelê

Estabelecido em 2024 a partir de oficinas do Instituto Cultural e Social Ágora, sua sede administrativa fica no bairro Márcia, e conta com a presidência de Leandro Santos. O grupo é um bloco de fanfarras que se formou com a ideia de ampliar a cultura carnavalesca de cachoeirinha e traz ritmos de marchinhas tradicionais de Carnaval.

– Bloco Mancha Verde

Formado em 1996 no Finos Bar pelo Sr. Adilson e a Sra. Iolanda, é um bloco comunitário unido com o Sport Clube Juventude, que tem como presidente Yolanda Gomes Alves.  O tema será um tributo em homenagem ao Sr. Claudio Nilto Barloza, conhecido como Fininho, que faleceu em 2024. Ele foi o criador do time de futebol Juventude e dedicou sua vida ao esporte em Cachoeirinha e ao apoio à juventude. Sempre com humildade, Fininho respeitou todos os times e clubes.

– Mulemba da Caxu

Criado em 2023 a partir do projeto de iniciação musical do Instituto Cultural e Social Ágora. Localizada no bairro Parque da Matriz, tem como seu presidente, Filipe Nero Santana. A Associação se dedica a promover atividades culturais e recreativas, tendo a cultura popular Brasileira, o samba e o carnaval como suas principais expressões.

– Rosas de Ouro de Cachoeirinha

Escola de Samba fundada em 2007, está sediada no bairro Vista Alegre. O nome foi dado em homenagem à presidente de honra Rosa Maria. Antes era chamada de Estado Maior de Cachoeirinha. O presidente atual é Cesar Augusto e a escola este ano vai falar sobre o empoderamento da mulher preta.

– Skenta

Criado em 2012, desde então vem trabalhando em prol da arte e cultura do município. Sua sede administrativa fica no bairro Imbuí, com a presidência de Luciane Bento e a vice-presidência de Carolini B. Ivo.  Este ano vem trazendo em seu repertório uma variação de músicas diferenciadas em referência a cultura afro.

– Bloco Viva o SUS!

Criado em 2023 passado pela Secretaria Municipal da Saúde, o bloco tem o objetivo de brincar o carnaval e distribuir materiais de campanhas da Saúde, como preservativos e orientações. O bloco terá a participação de cerca de 20 pessoas, contando com servidores da Saúde.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eles não usavam batom

O Globo analisou os processos dos 1.586 manés e terroristas alvos de ações penais no Supremo pelo 8 de janeiro. Esse é o perfil médio, resumido pelo próprio jornal: homem

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade