segurança

Carros da 99 POP terão câmeras de segurança

Protesto dos motoristas parou ruas de Porto Alegre

Depois do protesto da última semana contra a onda de violência enfrentada pelos motoristas de aplicativos, uma das empresas especializadas, pelo menos, acenou com melhorias para a categoria em reuniões realizadas com representantes da categoria entre quinta e sexta, em Porto Alegre.

Entre as medidas prometidas pela 99 POP, a mais inovadora tem previsão de início já na próxima semana, com a instalação de câmeras no interior dos carros que operam pelo aplicativo. Esta primeira etapa do projeto será um teste, disponível para motoristas selecionados, e que operem módulos demaior fidelidade do aplicativo — Prime e Prime Plus. A intenção é que, depois dos testes, os demais motoristas sejam convidados.

Conforme esclarece a Associação dos Motorista por Aplicativos do RS (Ampa), a câmera só funcionara com o 99 POP acionado e os vídeos ficarão armazenados por um período limitado nos servidores da empresa. Os motoristas não terão acesso às imagens, somente a polícia.

 

LEIA TAMBÉM

O que será feito para salvar Ubers da violência

Outro baleado, mas poucos motoristas param na região

Contra violência, motoristas de aplicativos prometem parar

 

Outra medida importante, e que atende uma das reivindicações dos motoristas, deve ser implementada pelo aplicativo a partir de março. É quando o motorista poderá ter o conhecimento do histórico do passageiro. Outro ponto relacionado às características de quem embarca nos carros pela 99 POP pedido pelos motoristas, porém, não será atendido pela empresa.

Na reunião com a Ampa, os representantes do aplicativo informaram que não há condições técnicas nem jurídicas para que cada usuário tenha seus documentos e fotos copiados para o banco de dados da empresa.

O encontro foi resultado da reunião realizada também na última semana entre motoristas, Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público e representantes dos aplicativos. Uber e 99 POP comprometeram-se com as autoridades de apresentarem planos de segurança em um mês. 

A reportagem não tem informações sobre algum encontro semelhante da direção da Uber com os motoristas.

 

MUDANÇAS À VISTA

 

: O aplicativo não irá mais reduzir o ranking dos motoristas que cancelarem corridas chamdas em áreas reconhecidas, pelo mapa do 99 POP como "áreas de risco".

: Testes com câmeras no interior de alguns carros que operam pelo aplicativo. O equipamento só seria acionado quando o motorista estivesse fazendo corridas por este aplicativo.

: A partir de março, o motorista terá acesso ao histórico do passageiro.

: A empresa analisa a possibilidade de reduzir o tempo de espera de 5 para 3 minutos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Os sabotadores da República

“Por aqui chegamos ao paroxismo de que, para conceitual golpe, é preciso que ele seja vencedor?”. Recomendamos o artigo do jurista Lenio Streck, publicado pelo ICL Notícias O que é

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade