A Casa de Cultura de Gravataí agora funciona em horário estendido até as 21h, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, o atendimento vai até as 18h. A iniciativa busca ampliar o acesso da população às atividades culturais oferecidas no local, consolidando a Casa como um polo artístico e formativo da cidade.
Durante a semana, o espaço recebe centenas de pessoas nas oficinas culturais gratuitas, como Teatro Infantil, Teatro Infantojuvenil, Teatro Juvenil, Teatro Adulto, Samba, Violão e Música. Essas atividades incentivam o aprendizado artístico, promovem a criatividade e fortalecem o diálogo entre diferentes gerações e expressões culturais.
Além das oficinas, o público pode visitar exposições interativas e cheias de memória afetiva. Em cartaz, a mostra Museu do Analógico reúne equipamentos que marcaram época — como televisores de tubo, câmeras filmadoras, máquinas fotográficas, gravadores e máquinas de escrever — proporcionando uma viagem ao cotidiano dos tempos pré-digitais.
Outro destaque é a Exposição do Teatro, uma instalação lúdica com bonecos, cenários e elementos cênicos da peça Pinóquio, da Cia de Atores Independentes, que encanta crianças e adultos ao estimular o imaginário e a curiosidade. No saguão principal, a exposição fotográfica Gravataí em outros tempos retrata a cidade e a trajetória da própria Casa de Cultura — antiga sede da Prefeitura — misturando memória, cotidiano e território, e emocionando quem vive e sente Gravataí.
Ainda neste semestre, será lançado o Edital de Ocupação da Casa de Cultura, uma chamada pública que permitirá que artistas, coletivos, produtores culturais e entidades da sociedade civil solicitem datas para utilizar o espaço. A proposta é estimular a participação popular e ampliar a diversidade da programação do equipamento cultural.
Para o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, a ampliação do horário de funcionamento representa um avanço importante na valorização da cultura local:
“Manter a Casa de Cultura aberta até as 21 horas é uma forma de garantir que mais pessoas possam visitar, participar das oficinas e viver a arte. É um passo essencial para aproximar a cultura do dia a dia da nossa população.”
O secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, também destacou a novidade da abertura experimental da Casa em sábados alternativos:
“Nos dias 7 e 14 de junho, vamos iniciar a abertura da Casa de Cultura aos sábados, em horários alternativos, para que mais pessoas — que durante a semana têm compromissos de trabalho ou estudo — possam aproveitar as atividades culturais e o espaço. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura.”
Nesses dois sábados, o público poderá assistir à exibição do documentário Seis de Maio: 69 anos de história e resistência, sempre às 15h, como parte do projeto Clube Seis de Maio: rumo aos 70 anos.
A partir de julho, aos sábados, das 14h às 16h, também passarão a ocorrer os ensaios da Banda Municipal de Gravataí, com inscrições abertas para quem deseja participar da formação.
Para a coordenadora da Casa de Cultura, Ângela Xavier, o espaço só faz sentido com a presença ativa da comunidade:
“É uma alegria ver a população vindo e prestigiando a Casa de Cultura. O espaço precisa estar vivo, com gente circulando, com arte pulsando. Em junho, teremos o evento Ecos da Andaluzia – Noite Flamenca na Casa de Cultura, com apresentações e uma oficina experimental no dia 27, totalmente gratuitos. E aguardem: muitas outras novidades vêm por aí!”
A Casa de Cultura de Gravataí é um espaço da Prefeitura de Gravataí, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, e está localizada na Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1350 – Centro. Visite, participe e encante-se com oficinas, exposições e uma programação viva e pulsante que celebra a arte e a cultura local.