Mudança tem bagunça, muita coisa para resolver e leva algum tempo até a gente se achar totalmente na casa nova. Mas também traz novos horizontes para nossas vidas. É exatamente esse momento que eu e a nova Secretaria Municipal de Cultura estamos vivendo. Com o início de 2025 também nasceu a nossa secretaria, criada pelo prefeito Luiz Zaffalon. Sim, nossa… pois há algumas semanas passei a fazer parte desse time, no setor administrativo.
E ainda bem que eu gosto de organizar, porque nesse primeiro momento tem muita coisa a botar no lugar, literalmente. Estamos “nos instalando” na Casa de Cultura, que ficou vazia com a mudança da sede da Prefeitura para o novo Centro Administrativo (nos prédios da antiga Ulbra). E que precisou passar por uma reforma completa após as chuvas de maio. Então está sendo realmente um processo de arrumar a casa nova: trazer os móveis, instalar equipamentos, pensar onde vai ficar cada “morador” e cada coisa trazida de outros espaços já ocupados pela área cultural do governo municipal.
Além disso, depois de anos com a cultura atrelada a outras secretarias, precisamos aprender de novo a sermos “independentes” (pero no mucho, claro), dar conta de todas as necessidades desse órgão público. E para mim ainda tem o desafio de ser uma secretaria bem diferente daquela que eu trabalhava anteriormente. São outros tipos de contratos, muitos eventos, leis de incentivo, prestação de contas… Bastante coisa para aprender, mas aos poucos tudo flui.
O que me ajuda muito é que eu tenho vivência “do outro lado” do processo, como proponente de projetos culturais ou aluna de vários workshops e palestras sobre elaboração de projetos, captação de recursos e busca de patrocinadores. Então, tem muita coisa que não é exatamente nova, só muda o ponto de vista e a forma de trabalhar. Continua sendo o meu mundo, só estou em outro vértice do processo.
Então, mesmo nesse momento meio bagunçado de mudança, está sendo muito prazerosa essa nova missão. Mesmo que às vezes eu fique atordoada de tantas coisas a resolver, estou onde eu queria estar. Sabe quando você sente que esse é o seu lugar? Afinal, a arte move minha vida. Que bom poder exercer minha função de servidora pública trabalhando para levar mais arte ao povo da cidade.
O coração fica quentinho de poder avisar que a Casa de Cultura já está de portas abertas, mesmo que com alguns improvisos nesse começo. E que além da parte administrativa e de projetos da secretaria, a Casa também tem espaços para exposições e oficinas (Em breve vamos abrir as inscrições das oficinas… fiquem de olho nas redes sociais da Prefeitura).
Nossa Casa também ganhou duas fantasias da escola de samba Acadêmicos de Gravataí, que fizeram parte do desfile campeão de 2024. Estão logo na entrada, para todos apreciarem. E ainda esta semana dá para conferir a exposição extendida do Dênis Bueno, que além do Quiosque da Cultura tem três obras na Casa de Cultura. A ideia é que daqui pra frente os dois equipamentos culturais estejam conectados como espaços expositivos.
Logo mais teremos também peças do Museu Municipal à mostra, tanto na Casa quanto no Casarão dos Bina. Neste já temos uma exposição do acervo rural do Museu, com artefatos que remetem ao passado das atafonas que moveram a economia de Gravataí por muitos anos. Esses objetos ficavam expostos na pracinha em frente ao prédio do Museu, lembram?
Mas o foco agora é que estão abertas as inscrições para o 7º FETEG – Festival de Teatro de Gravataí, que nesta edição é multicultural! Artistas, Grupos, Coletivos e Companhias de todo o Brasil podem inscrever suas propostas artísticas e/ou formativas nas áreas de teatro, dança, circo, música e manifestações artísticas dentro das artes visuais e literárias. As inscrições vão até 9 de março, no link https://bit.ly/INSCRICOES7FETEG . O regulamento pode ser acessado em https://bit.ly/REGULAMENTO7FETEG . Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta para o e-mail smc.cultura@gravatai.rs.gov.br , ou passe na Casa de Cultura e aproveite para também conhecer o novo lar da cultura de Gravataí.
Ah, estamos reformulando a página da SMC no site da prefeitura e também o portal do Mapa Cultural. Literalmente nosso momento digital é de “desculpe o transtorno, estamos em obras”. Mas logo estaremos com informações atualizadas e novidades em nossas páginas.
Então é isso… a Secretaria Municipal da Cultura está a todo vapor. E a nossa Casa de Cultura está esperando por você, de braços abertos para ouvir as ideias e sugestões de quem também quer ver cada vez mais arte nessa cidade.