SAÚDE

Casos de dengue notificados na rede privada são avisados ao município

Quando uma pessoa é diagnosticada com dengue, o laboratório que faz o exame notifica o Ministério da Saúde. Este é um protocolo padrão não só para essa doença.

– Chamamos de notificação compulsória, ou seja, é obrigatório que o profissional de saúde, seja ele de um laboratório público ou privado, notifique o Ministério da Saúde da existência da doença. Isso vale para a dengue, para HIV e outras doenças – explica Karen Fernandes, coordenadora
da Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Cachoeirinha.

Por isso, quando um paciente é notificado com dengue, seja em um posto de saúde do município, ou através de um exame laboratorial pago por ele, o Ministério da Saúde é informado.

– Esta informação vai para um sistema e nós temos acesso. Neste momento em que há uma epidemia, a notificação é recebida, vai para o sistema e repassada para as equipes de endemias – acrescenta.

Desta forma, a região da pessoa que está doente entra no mapa de locais que precisam ser visitados pelos agentes de endemias, que farão as visitas e o mapeamento para aplicação de inseticidas.

– Importante também ressaltar que há um protocolo a ser seguido. Qualquer aplicação de inseticida para controle de mosquito é feita em cima dos dados que temos. Não é possível telefonar para secretaria e solicitar uma equipe no seu bairro. O que estamos fazendo é baseado nos dados que recebemos – garante João Henrique Dobler Lima, biólogo e coordenador da Vigilância em Saúde.

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