Cachoeirinha reinaugurou o Centro Municipal de Saúde Animal 4 Patas em novo endereço, na Rua Alvício Silva, 46, Bairro Carlos Wilkens. Desde que foi criado, em 2019, já foram realizadas mais de 1.354 castrações e 1.400 consultas. Apenas em 2021, foram 626 castrações e 594 consultas. As castrações podem ser agendadas pelo e-mail protecaoanimalcachoeirinha@gmail.com
O Centro 4 Patas oferece consultas, cirurgias de castração de cães e gatos, retirada de tumores, cirurgia de hérnias, de amputação, de enucleação, de otohematoma, suturas em geral e atendimento de emergência. Para ser atendido, é preciso apresentar comprovante de residência, documento com foto, cadastro único ou cartão bolsa família.
O prefeito Miki Breier agradeceu à equipe técnica do Centro 4 Patas e o empenho de todos na causa animal.
– A política deve estar além do discurso, tem que se concretizar através de ações. Nós queremos cuidar dos animais, das pessoas, da cidade, cuidar da vida.
A secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, lembrou da parceria com Miki, quando ambos eram deputados e foi aprovada a lei que proíbe animais em circos.
– Trago a notícia de que vamos repassar o valor referente a 300 castrações de animais ao município, a um valor médio de R$ 170 cada, totalizando R$ 51 mil.
O supervisor do Centro 4 Patas, Toni, e a representante das Protetoras dos Animais, Michele, agradeceram pela união em prol da causa animal. O secretário dos Direitos dos Animais de Canoas, Gabriel Gonçalves, afirmou que a cidade é parceira da iniciativa.
– Parabéns pela construção deste ambiente, nosso município está sempre à disposição para uma parceria. Os animais de rua são errantes, ou seja, eles transitam entre os municípios.
O secretário de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Pinheiro, falou da importância do momento, e que a proteção animal faz parte do projeto de governo.
– Quero agradecer à equipe técnica do Centro 4 Patas e também aos diretores, ao profissionalismo de vocês no cuidado com os nossos animais – salientou.
O secretário de Saúde, Juliano Paz, lembrou que quando Miki se elegeu, a causa animal estava entre uma de suas prioridades.
– A causa animal é uma causa humanitária. Toda a forma de vida merece respeito, merece ser preservada, merece ser cuidada.