Há um ano o maior complexo de saúde especializado do município era inaugurado. O Centro Municipal de Saúde (CMS) que conta com sete andares e oferece mais de 20 especialidades de atendimento, está atuando com uma sala de fisioterapia mais ampla. O local agora é exclusivo para o atendimento dos pacientes dessa modalidade, sendo totalmente acessível e de fácil acesso.
Localizada no segundo andar do CMS, o espaço destinado à fisioterapia tem atividades voltadas aos idosos. A sala conta com barras paralelas, bolas de ginásticas, faixas elásticas, esteiras e todos os equipamentos necessários para entregar um atendimento de alta qualidade para a população.
A fisioterapeuta Josione Carpes de Jesus, que integra a equipe do Centro do Idoso, explica um pouco do funcionamento dos serviços prestados.
– Todo o serviço de fisioterapia, de reabilitação do idoso em risco de fragilidade ele é encaminhado para o nosso atendimento. Mas ele não é isolado, nós atuamos junto com a terapia ocupacional, geriatria e clínica geral. Nosso objetivo é reabilitar esse paciente, devolver a ele alguma capacidade funcional perdida e fazer ele se manter mais ativo por mais tempo.
O Centro também conta com uma equipe de enfermagem preparada para atender as necessidade dos pacientes.
Os coordenadores Angelica jardim de Lima e Anderson Corrêa de Carvalho estão felizes com a mudança.
– Foi uma sala criada com muito carinho. Antes, a fisioterapia dividia espaço com outros profissionais, que desempenhavam outras atividades. Agora existe um espaço exclusivo para realizar as atividades, oferecendo um atendimento ainda melhor com mais qualidade – contou Angelica.
Conheça mais do Centro
Com um investimento de R$ 650 mil, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém o local, que funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, e tem capacidade para atender 5 mil pessoas por mês.
A infraestrutura conta com os seguintes centros e especialidades: Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), Centro de Atenção à Saúde do Idoso, Centro de Especialidades Médicas – que oferece serviços de cardiologia, proctologia, pneumologia, urologia, nefrologia, otorrinolaringologia, dermatologia, neurologia pediátrica e adulta, gastroenterologia pediátrica, neonatologia, pneumologia pediátrica e fonoaudiologia.
Além disso, há o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que possui seis especialidades voltadas ao tratamento bucal: endodontia, periodontia, estomatologia, cirurgia buco-maxilo-facial, odontopediatria e o atendimento a pacientes com necessidades especiais.
Para acessar o serviço a população precisa ser encaminhada através das unidades básicas de saúde e de Estratégia de Saúde da Família.