segurança

Cercamento eletrônico fecha um ano com queda no roubo e furto de carros

Câmeras de monitoramento estão espalhadas por Cachoeirinha. Prefeitura não diz quantas são e nem onde estão para não prejudicar combate ao roubo e furto de carros

O Cercamento Eletrônico, ferramenta implantada pela administração municipal de Cachoeirinha para evitar – ou pelo menos reduzir – o índice de crimes como furtou e roubo de veículos completou um ano de funcionamento no começo deste mês de outubro.

E com sucesso!

De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Cachoeirinha caiu em 55% o índice de ocorrência de roubo de carros, segundo levantamento realizado nos cinco primeiros meses deste ano com relação ao mesmo período de 2018.

— Estamos comemoramos os bons resultados desta ação pioneira e que é modelo para o estado — disse o prefeito Miki Breier (PSB), ao mesmo tempo em que anunciou a ampliação dos “olhos” eletrônicos sobre a cidade com instalação de mais câmeras.

— Queremos melhorar ainda mais a segurança, reduzindo ainda mais estas ocorrências de furto e roubo de de veículos em Cachoeirinha — completou o prefeito Miki.

 

Segundo dados do CICC divulgados nesta quinta-feira, em 52 semanas foram recuperados 59 carros em situação de furto ou roubo.

— Uma média de um carro e meio recuperado a cada sete dias — nas contas do secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Joaquim Fortunato.

O relatório sobre o Cercamento Eletrônico realizado pelo Observatório da Guarda Municipal apontou também que, no primeiro semestre de 2019, aconteceram 62 alertas na sala do Centro de Controle, referentes a veículos em situação irregular transitando pela cidade. Destes, 51 foram recuperados.

— Uma eficiência de 82% – segundo o secretário.
 

PARA SABER

 

A avenida Flores da Cunha, principal artéria de Cachoeirinha e com um volume de 50 mil veículos por dia, é a segunda via urbana mais movimentada do Rio Grande do Sul de acordo com dados divulgados pela Diretoria de Comunicação Social da prefeitura, divulgados agora à tarde.
 

LEIA TAMBÉM:

 

Cidade vigiada com olhos eletrônicos

Roubo de veículos cai mais da metade com cercamento eletrônico

Cachoeirinha terá mais câmeras em projeto que reduziu em mais da metade roubo de veículos

 

Como funciona
 

1

Com as câmeras instaladas em diversos pontos da área urbana e principalmente nas ruas e avenidas de maior movimento, é possível verificar a situação de um veículo a partir da “leitura” das placas do mesmo.

 

2

A fiscalização é realizada com utilização do sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) e a checagem automática das informações junto aos bancos de dados da Polícia Civil e Brigada Militar.

 

3

Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, por exemplo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação para o CICC, que faz a comunicação com Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal.

 

4

Os agentes destas forças de segurança são informados da marca, modelo e cor do carro, especialmente os dados das placas. Estas informações quase em tempo real permitem uma rápida abordagem.

 

IMPORTANTE

 

Como são várias câmeras espalhadas pela cidade – a prefeitura não informa quantas e nem onde estão – é possível acompanhar em tempo real da movimentação do veículo suspeito, por onde está passando e em qual direção está se deslocando.

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade