A Cesuca – Faculdade Inedi, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, iniciou um projeto de alfabetização de adultos em setembro deste ano com aulas que se estenderão até dezembro e, após o período das férias, serão retomadas em março de 2020.
O currículo inclui, além do processo de alfabetização, questões culturais e artísticas de informação local e global, de acordo com a metodologia apropriada para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
— Levamos em consideração as particularidades de cada aluno, suas necessidades e conhecimentos prévios, ricos em história e cultura, para promover autonomia e consciência crítica acerca de sua realidade — explica a coordenadora do curso de Pedagogia e Matemática da Cesuca, professora Eliane Moura.
Os encontros são ministrados por monitoria voluntária dos acadêmicos do curso de Pedagogia a partir de seleção que se deu a partir de edital. A coordenação das atividades é feita pela professora Eliane.
Apesar do pouco tempo de funcionamento, o projeto tem mostrado resultados significativos e as aulas estão ajudando a transformar a realidade dos participantes, como conta o aluno Sílvio Ayres Guedes, de 67 anos, oriundo de uma família que diz ser “muito humilde” do interior do Rio Grande do Sul e que passou parte da infância trabalhando na roça, ajudando a sustentar 10 irmãos.
— Quando me casei e passei a morar em Gravataí, minha esposa estava grávida. Arrumei trabalho em uma metalúrgica e depois de três anos veio mais um filho. Não pude mais estudar porque a renda da casa dependia apenas de mim. Hoje estou mais velho e meu sonho é saber ler e escrever — afirma.
Importante
As inscrições podem ser feitas em qualquer momento, diretamente na coordenação da Pedagogia, no Campus da Cesuca. O projeto conta ainda com 10 vagas disponíveis.
Serviço
Projeto de Alfabetização de Adultos “Para Ler o Mundo: Alfabetização de Adultos”
Dias: Terças e quintas-feiras, até o começo de dezembro
Local: Cesuca – Rua Silvério Manoel da Silva, 160 – bairro Colinas, Cachoeirinha
Preço: gratuito
Inscrições: Cesuca – Coordenação do Curso de Pedagogia
PARA SABER
1
O Rio Grande do Sul tem mais de 280 mil analfabetos, ou seja, 3% da população de 15 anos ou mais não sabe ler e nem escrever.
2
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em junho deste ano.