A padaria Bazotti, localizada na parada 49, é praticamente um símbolo de Cachoeirinha. A panificadora, com 40 anos de atividades no município, foi consumida pelo fogo em questão de minutos na noite de quinta-feira, dia 20, por volta das 22h. Os moradores da região central da cidade que estavam recolhidos aos seus lares em função das baixas temperaturas, foram despertados pelas sirenes dos caminhões de bombeiros anunciando o sinistro de grandes proporções. Em tempo de redes sociais, tal qual a voracidade das chamas, as informações dando conta sobre o que ocorria fez com que centenas de populares se dirigissem às imediações do estabelecimento para conferir, quase incrédulos, o desfecho da tragédia patrimonial.
No sábado os proprietários da empresa divulgaram nota de agradecimento pela imensa onda de solidariedade demonstrada pela clientela, aproveitando a ocasião para esclarecer que a operação deixará de funcionar por tempo indeterminado. Por certo novas instalações serão erguidas para que a Bazotti, feito a Fênix grega, ressurja com mais vigor e ousadia comercial. E isso precisa se tornar realidade – desejo comum dos cachoeirinhenses – para que a clientela volte a se “sentir em casa”. E também como forma de assegurar que os funcionários não percam os seus empregos e rendas.
Assista abaixo o vídeo com o momento crucial do incêndio.
Preparativos finais
Dalva Bonatto manteve, durante anos, um dos restaurantes referenciais em Cachoeirinha. Por razões comerciais a empresária afastou-se por um tempo do empreendimento. Agora retomou a direção da casa gastronômica que reabre as portas no próximo dia 31 com o seu tradicional buffet executivo ao meio dia. No novo ambiente e um cardápio diferenciado aguarda a clientela do Manjericão, localizado na região central do município. Além de servir almoço, o espaço também poderá ser reservado para eventos comemorativos e corporativos. Eis uma boa notícia para quem aprecia a boa mesa.
Formatura
Gabriel Muller Fernandes colou grau em Educação Física pela Universidade do Vale dos Sinos na sexta-feira, dia 21. A solenidade aconteceu no Campus da Unisinos, em São Leopoldo. Ato contínuo, o formando recebeu convidados para um jantar de confraternização no salão de festas da empresa Dana-Albarus, em Gravataí. Gabriel é filho de Alvacir Francisco Fernandes (in memoriam) e da professora Mara Cristina Muller Fernandes. O rapaz já pensa em fazer pós-graduação para ampliar suas competências, que deverão ser direcionadas para o magistério. Mimoso, como a ele se referem os íntimos, deseja trabalhar com alunos. O maior exemplo de conduta profissional ele observa, desde menino, em sua própria casa, acompanhando o dia a dia da mamãe nas atividades de transmitir lições dos livros de matemática e de vida para os alunos na rede municipal de Gravataí.
Imersão fotográfica
Começou ontem e se estende até o próximo final de semana o workshop de fotografias ministrado pelo fotógrafo Julian de Freitas, em Parobé. São cinco profissionais do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que vão “mudar o olhar” a respeito de seus ofícios. Eles ficarão 24 horas por dia envolvidos numa espécie de percepção sensorial do objeto, inanimado ou vivo, a ser capturado pelas lentes de equipamentos de última geração. Zeza Oliveira, colaboradora da coluna, é uma das convidadas deste evento singularíssimo.
Bodas
No sábado à noite Loreny de Fátima Machado Ritter e Silvino Ritter receberam os padrinhos de casamento para celebrar bodas de carvalho. São 38 anos de cumplicidade afetiva e parceria profissional, pois o casal é proprietário de uma empresa de contabilidade em Gravataí. Kariny é filha única de Silvino e Loreny, que aparecem no centro da imagem, ao fundo. À confraternização estiveram presentes os padres Gelson Ferreira e Moacir Zanini, mais as madrinhas e padrinhos Jacinto Machado, Meg Streb, João da Luz, Margarida da Luz, Luís Domingos da Luz Machado, Dorli Machado e Dalva Maria Ribeiro. Como a noite de sábado não estava muito fria, a combinação de churrasco de carne uruguaia e chope artesanal caiu bem, no dizer dos anfitriões.
Projeto Tribos
Na semana passada teve reunião de capacitação para o desenvolvimento do Projeto Tribos, da Associação Amigos Voluntários em Cachoeirinha, sob a coordenação da secretária executiva da instituição, Lorete Terra. A iniciativa congrega jovens que desejam contribuir com o trabalho voluntário, envolvendo atividades escolares. É uma forma de mobilizar e educar para o movimento da cidadania em direção à solidariedade. Claro que para isso não tem idade, mas é no seio da juventude que esta semente encontra terreno fértil para crescer e se tornar uma prática cotidiana. Maiores informações pelo telefone 3041.5700 ou www.aavcachoeirinha.com.br
Beldades
Eles são tri: lindas, inteligentes e legais. Essa é definição da mamãe das moçoilas, Ramona Correa. As beldades, Carol, Bruna e Paola nasceram sob o poderoso signo de câncer, dia 17 julho, mês do ano que homenageia o imperador romano Juliano. Completaram 18 aninhos, com direito à comemoração familiar na pizzaria Krokante, em Cachoeirinha.
Soltando o som e a voz
Johnny & Diego são apaixonados por música de qualidade. Sem o menor preconceito, vão do sertanejo clássico ao melhor da MPB. Ambos “se construíram”, por assim dizer, nos bailes da vida. Integraram grupos musicais que animavam festas em clubes sociais e CTGs. Em 2014, o sapucaiense Johnny e o esteiense Diego decidiram pela formação da dupla para se apresentar em bares da Região Metropolitana de Porto Alegre. Esse contato direto e intimista com o público faz com que o artista perceba de imediato o grau de satisfação de quem o assiste. Maiores informações podem ser conferidas na página da rede social dos rapazes: facebbok.com/johnnyediego.
Entre iguais
O Jockey Club de Porto Alegre será sede da segunda edição da Expo Entre Iguais, que ocorre dia 25 de agosto das 13h30min às 22h30min. Sucesso de público e vendas no ano passado, a feira é voltada para a apresentação de produtos e serviços com foco em casamentos homoafetivos no Rio Grande do Sul. Durante o evento haverá apresentações musicais, exposições de artes, desfiles de moda e degustação gastronômica. A julgar pelo local da promoção, um dos lugares mais requintados da sociedade gaúcha, não faltará glamour. Os empresários e modelos Fabiano Biazon Ahlert e Mateus Biazon Ahlert, proprietários da agência Premier Models Magnagement, juntamente com outros casais, vão aparecer em ampla reportagem da revista Eléve, com circulação especial durante o evento. A imagem que ilustra a nota na coluna tem as seguintes assinaturas: Foto by Jeferson Gaureze, com etilo de Baby Steinberg e coordenação geral de Cristine Carniel.
Motivos para brindar
A professora Aline Cruz aniversariou na sexta-feira, dia 21. Soprou velinhas em momento de comemoração restrita ao círculo familiar. Depois de ter feito parte da equipe do mandato do deputado federal Henrique Fontana (PT), por oito anos, agora ela se dedica às salas de aulas com exclusividade. Está curtindo o reencontro com os alunos. Aponta pistas de que poderá voltar à militância partidária, no futuro. Antes, porém, deseja resolver assuntos de ordem pessoalíssima. A isso chama de oportuno “tempo sabático”.
Tesouradas
1
Depois que o juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente Lula a mais de nove anos e meio de prisão, na Operação Lava-Jato, os petistas de todos os “calibres” começaram a divulgar o “mantra” dizendo da tamanha injustiça para com a maior liderança popular do Brasil.
2
Em ato de protesto contra a decisão de Moro apenas uma quadra da Avenida Paulista foi suficiente para aglutinar os apoiadores de Lula na semana passada, que teve a presença do próprio.
3
Logo após a sentença condenatória a caneta de Sérgio Moro serviu como instrumento para decretar o confisco do patrimônio financeiro de Lula da Silva, depositado em conta corrente e em previdência privada. Na conta corrente foram identificados mais de meio milhão de reais. E na previdência privada mais de nove milhões de reais. Sem dúvida uma substancial quantia para quem se mostrava com ares tão “franciscanos”.
4
Aos poucos até os mais crédulos começam a perceber que existe muita coisa que nem sempre é o que parece ser. Por óbvio, reconheço a legitimidade de os petistas defenderam suas posições e lideranças. Inobstante, não dá para engolir que “uns e outros” se comportem como se os de fora de seus círculos sejam idiotas por completos.
5
Admiro a militância aguerrida de petistas de meu convívio social. E confesso: até partilho pontualmente de seus projetos. São meritórios, em tese. Mas… Há vezes que não posso deixar de sentir certa “vergonha” alheia quando leio, ouço e assisto uma e outra manifestação apaixonada de alguns deles.
6
Eita, que tempo de escuridão política! Não fosse certa compreensão do movimento do homem no tempo, que resulta na construção da história, o desânimo já teria feito sucumbir o que me resta de esperanças de que sairemos desta maré podre para tempos mais alvissareiros.