SAÚDE

Chegada do inverno requer cuidados intensificados para evitar doenças respiratórias; Siga dicas de saúde

O inverno começou oficialmente dia 21. Marcada por temperaturas mais baixas, a estação mais fria do ano também é caracterizada como um período de maior disseminação de vírus como os da gripe, de resfriados e da covid-19. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) explica as principais doenças advindas com a chegada das baixas temperaturas e menciona dicas para manter uma boa saúde.

– As principais doenças que o inverno traz são as de causas respiratórias. Dentro dessas, as de causas alérgicas (rinite e asma, por exemplo) e as de causas infecciosas (resfriados comuns, sinusopatias e até pneumonias). As causas alérgicas podem ter o tratamento preventivo, desde o cuidado com o ambiente, com a alimentação e com a exposição climática, além de medicações preventivas que podem ser conversadas com o médico assistente nas unidades de atenção primária durante as consultas eletivas – esclarece o diretor técnico da SMS, médico Alessandro Lindner.

As de causas infecciosas, por sua vez, podem necessitar de medicações como antitérmicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Para as crianças, os cuidados devem ser redobrados. O importante, destaca o médico, é que a família identifique os sinais de piora do ânimo geral, como falta de apetite e fraqueza da criança, em especial no período em que o pequeno está sem febre.

– Porém, se a criança persistir ou apresentar uma piora mais importante aguda (respiração muito ofegante, vômitos e diarreias que impeçam a alimentação, prostração persistente, dores gerais ou localizadas que não cessam), o adequado é que seja procurada a unidade de saúde mais próxima da residência para uma avaliação e, se necessário, que seja então procurada a unidade de pronto atendimento (UPA 24h) – complementa o diretor técnico.

Para prevenir o contágio, o adequado é que as crianças doentes sejam cuidadas e observadas em casa sempre que possível, de forma a evitar o contato com outras crianças. Além disso, incentivar a hidratação (mesmo antes de estar doente, tendo em vista que é um hábito esquecido no inverno), usar roupas quentes – com menos exposição às variações climáticas – e manter a alimentação saudável são medidas que ajudam a mitigar o risco de adoecimento.


DICAS DE CUIDADOS

Para além das crianças, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) lista medidas que ajudam todas as pessoas a manter a saúde em dia durante o inverno, tais como: 

: Lavar as mãos com frequência e evitar tocar os olhos, nariz e boca para evitar a propagação de germes e vírus;

: Manter a vacinação em dia;

: Manter uma dieta saudável e equilibrada;

: Hidratar-se bebendo bastante água;

: Certificar-se de ter um sono adequado para manter o sistema imunológico forte;

: Exercitar-se regularmente, de forma a manter a saúde física e mental;

: Vestir-se adequadamente, com roupas quentes para a completa proteção do frio;

: Abrir as janelas sempre para renovar o ar, especialmente em ambientes fechados e com aglomeração;

: Evitar contato próximo com pessoas doentes;

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade