risco Yakecan

Ciclone ou furacão, Prefeituras de Gravataí e Cachoeirinha estão em alerta e suspendem aulas; Já há morto e desaparecido

Imagem de mar muito agitado com grandes ondas e vento acima de 80 km/h em Punta del Este

Mesmo com a MetSul desclassificando as previsões de furacão categoria 1 (F1), o ciclone Yakecan chega já com um morto e um desaparecido. As prefeituras da região optaram por cancelar aulas entre esta terça e quarta-feira; o sindicato das escolas particulares também recomenda a parada devido aos riscos dos ventos e chuva.

As vítimas até às 11h de hoje são um pescador de 51 anos que está desaparecido desde a madrugada após naufrágio no Lago Guaíba e um homem de 24 anos morreu após árvore cair sobre sua residência no Uruguai.

 

LEIA TAMBÉM

Ciclone pode trazer vento com força de furacão F1; ’Com 40 anos de Meteorologia, alerto: é muito sério o cenário’

 

Conforme a MetSul Meteorologia, o que chega ao Rio Grande do Sul não é um furacão, como alertaram em coletiva de imprensa na noite de ontem técnicos da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia. 

– Furacão é um ciclone de natureza tropical que, conforme o glossário do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, pressupõe vento de superfície sustentado máximo de 1 minuto de ao menos 64 nós ou 118,6 km/h. O vento sustentado neste episódio do ciclone Yakecan deve ficar no patamar de tempestade tropical ou subtropical que varia de 63 km/h a 118 km/h. O que pode ocorrer, mesmo não sendo furacão, são rajadas com força de furacão (119 km/h ou mais). São rajadas de curta ou curtíssima duração que se sucedem por horas intercaladas com vento mais fraco. É o que a MetSul está prevendo para pontos do litoral do Rio Grande do Sul e na Lagoa dos Patos, para onde os melhores modelos internacionais e o próprio modelo Cosmos do Inmet indica rajadas de 120 km/h a 140 km/h – diz boletim que você acessa na íntegra clicando aqui.

 

Suspensão das aulas

 

A Prefeitura de Cachoeirinha foi a primeira a divulgar a suspensão das aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMEFs) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos manhã, tarde e noite desta terça-feira, e também na quarta-feira.

Logo depois a Prefeitura de Gravataí informou que, em entendimento com o Conselho Municipal de Educação, suspendeu preventivamente as aulas do turno da tarde desta terça, na rede municipal. Com relação às Escolas Municipais de Educação Infantil, a orientação é para que os pais busquem os filhos mais cedo.

“Quanto às aulas de amanhã, 18, acompanhe mais informações ao longo da tarde. As direções estão autorizadas a fechar as escolas hoje à tarde e à noite, dispensando todos os professores. A formação de secretários prevista para hoje à tarde, em algumas escolas, também foi cancelada”, diz nota da Secretaria da Educação.

Posteriormente, será definido pelas prefeituras a recuperação letiva e o dia de trabalho.

Já o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe) orienta para que as instituições de ensino “localizadas em região de alto risco” suspendam as aulas na tarde e noite de hoje.

– O Sindicato lembra que as instituições têm autonomia para decidir sobre o seu funcionamento e a organização do seu calendário escolar. Esperamos que os efeitos desse ciclone seja o menor possível e que todos estejam em segurança quando ele passar pelo nosso Estado – afirma o presidente da entidade, Bruno Eizerik.

Defesas civis em alerta

 

– Estamos em alerta – diz o coordenador da Defesa Civil de Cachoeirinha, Vanderlei Marcos, que está nas ruas desde a madrugada e informa que o telefone para contato funciona 24 horas: 98034-2664.

A Defesa Civil de Gravataí, coordenada pelo guarda municipal Paulo Roberto, que atende pelo 993327385, divulgou orientações sobre como agir em vendavais.

1. Evite canalização de ventos no interior de sua residência;

2. Feche persianas, cortinas, basculantes, para o caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém;

3. Desligue aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamento no caso de queda de árvores;

4. Em casos de tempestades com raios, jamais faça uso de celular conectado a uma tomada quando estiver carregando. Você pode ser atingido por uma descarga elétrica;

5. Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair.

6. Evite transitar nas proximidades de fiação elétrica;

7. Tome cuidado com lentes de contato, pois o vento forte pode pressioná-las contra os olhos ou deslocá-las;

8. Quando estiver transitando pelas avenidas, evitar passar embaixo cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitam segurança, dentre outros;

9. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;

10. Não se abrigue embaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade