BEM-ESTAR ANIMAL

Clínica 4 Patas recebe melhorias e amplia cuidados com animais em Cachoeirinha; saiba como acessar

O Centro Municipal de Saúde Animal (Clínica 4 Patas), localizado na rua Honório Lemos, 40, no bairro City, em Cachoeirinha, passou por melhorias estruturais no mês de julho. Funcionando há um ano no local, a clínica ganhou cercamento externo para garantir mais segurança aos animais atendidos, além de pintura do prédio e aprimoramentos internos.

A coordenadora do Bem-Estar Animal, Líssia Barbosa Ludwig, destaca que o cercamento era uma demanda dos próprios usuários, preocupados com eventuais fugas durante os atendimentos. “A ação era um pedido antigo dos frequentadores e traz mais tranquilidade para todos”, explica.

A clínica, que pertence à Prefeitura, realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. São oferecidas 14 consultas clínicas diárias, além de atendimentos emergenciais conforme a demanda. Também são realizados procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade, como castrações, enucleações e remoções de tumores.

Quem pode ser atendido

Podem utilizar os serviços da 4 Patas os tutores de animais que tenham cadastro no CadÚnico, feito nos CRAS do município. Para ser atendido, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. As fichas para consultas são distribuídas diariamente nos dois turnos, e, para castrações, são disponibilizadas 50 vagas por mês. O agendamento dessas cirurgias é feito presencialmente no dia 15 de cada mês.

Ronaldo Pereira Dias, morador do bairro Anair, é um dos frequentadores da clínica. Ele aguardava uma consulta de revisão para a cachorrinha Mel, de 12 anos, que passou recentemente por uma cirurgia de remoção de tumor. “A clínica ficou muito melhor nesse lugar e gostei que agora tem a cerca porque fica mais seguro se um bichinho tenta fugir. O serviço aqui é muito bom. A Mel é da família e eu não tinha condições de fazer uma cirurgia dessas se precisasse pagar, tudo é muito caro”, relatou.

Tratamento especial para esporotricose

A clínica também oferece tratamento para esporotricose, infecção causada por fungo que atinge principalmente gatos. Atualmente, 47 animais estão em tratamento ativo.

Segundo Líssia, o atendimento inclui consulta veterinária e acompanhamento mensal, mas a medicação só é fornecida aos tutores que comprovam condições de manter o animal isolado e seguir corretamente o tratamento, que dura cerca de seis meses.

“Do contrário, só traz sofrimento e pouco resultado. Nenhum animal é recolhido”, afirma.

Apoio às protetoras de animais

A 4 Patas também mantém um programa de apoio às protetoras independentes da cidade. Um edital lançado no início do ano cadastrou 24 protetoras, que recebem acompanhamento durante todo o ano de 2025. Cada uma tem direito a consultas ilimitadas e quatro castrações por mês para os animais que resgatam e cuidam.

A Clínica 4 Patas atende exclusivamente moradores de Cachoeirinha com CadÚnico ativo. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 3041-7198.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade