Após o compartilhamento de um vídeo em que fazia a divulgação de um abrigo animal de Gravataí, Roberto Lucas Borba, viu que poderia fazer muito mais para os amigos de quatro patas também atingidos pelas enchentes. A partir da vontade de ajudar os animais e pela necessidade de locais de acolhimento para os pets resgatados, o proprietário da Clínica Anivet uniu-se à protetora da causa animal, Luíse Werner, para criar lugares para os animais ficarem até reencontrarem suas famílias ou um novo lar.
Atuante na causa animal desde os 12 anos, Luíse não mede esforços para realizar resgates de animais nas cidades de Gravataí, Canoas e Porto Alegre desde os primeiros dias de chuvas torrenciais no estado. A necessidade de locais para abrigar esses cães e gatos fez com que Roberto buscasse lugares que servissem de abrigos.
“Conseguimos parceiros que disponibilizaram casas e galpões desocupados para os animais que a Luíse e a sua equipe resgataram. Logo em seguida, diversas doações chegaram, fechamos mais parcerias, incluindo com o Pet Shop Anima Center, e já tínhamos dois locais fixos para abrigar de forma segura esses bichinhos”, relata Roberto.
O grande número de animais desabrigados fez com que outros locais para abrigo fossem necessários. Devido à grande demanda, Roberto começou a disponibilizar outros locais para que mais pessoas pudessem coordenar.
“Hoje, a gente intermedia esse contato entre quem tem um espaço que possa servir de abrigo com quem tem vontade de ajudar e coordenar esses locais”, explica.
Dividido em quatro espaços, atualmente, os animais resgatados por Luíse já chegam a 200, além dos que já passaram pelos locais e retornaram para seus lares.
Voluntários
Os locais, que são mantidos por meio de doações de rações, medicamentos, papelão, entre outros diversos materiais, carecem também de voluntários.
“Precisamos muito de pessoas que venham voluntariar, dar atenção para esses animais, que não param de chegar aqui”. enfatiza Luíse.
Outra prioridade é a necessidade de lar temporários para os pets.
“Todos estes animais que estão aqui foram resgatados, todos eles tinham um lar. Eles estão abrigados aqui, mas podem ficar em lares temporários até que seus donos sejam localizados e dessa forma darão lugar para outro bichinho ser abrigado. Após o período de 30 dias no abrigo ou lar temporário, eles são disponibilizados para adoção”, esclarece Luísa.
As equipes de apoio também orientam famílias a procurarem seus pets através da página https://www.instagram.com/petsresgatados_rs/.
Doações
Na tarde desta segunda-feira, 13, a Prefeitura realizou a entrega de 450kg de ração para cães e 100kg para gatos. Os mantimentos que vieram de doações da sociedade serão responsáveis por levar cuidado e alento para os amigos de quatro patas, que também são parte da família.
“Toda vida importa! Temos que ajudar também os animais, deixando essa estadia deles mais confortável até que achem as suas famílias ou até conseguirem um novo lar para serem acolhidos”, salienta o Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.
Como ajudar
As equipes de trabalho dos abrigos coordenados por Roberto ou onde houve a mediação do mesmo, informam que voluntários podem se informar sobre as necessidades dos locais através dos links abaixo:
Voluntários Casa David Canabarro:
https://chat.whatsapp.com/BvaldfXYcxcJ4dmTfUCSOE
Voluntários José Gomes:
https://chat.whatsapp.com/KBAw1npOhyoGsbhbAXy3ca
Voluntários Patas Unidas:
https://chat.whatsapp.com/BOb1dwwNkm96zEE5ihbFzo
Doações também podem ser realizadas através da chave pix luise.persch@hotmail.com.