De uma cobertura de 30% no ano de 2013 para 50% em 2015 e, agora, com uma abrangência de 80% a partir de 2017. Essa é a perspectiva de ampliação do serviço de coleta seletiva de resíduos em Gravataí.
O percentual foi revelado pelo secretário de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, no ato da renovação do contrato entre a Prefeitura e a Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comércio (Cootracar).
O termo de renovação foi assinado pelo lado da Prefeitura pelo secretário Paulo Garcia e o prefeito interino de Gravataí, Nadir Rocha (PMDB). Pela Cootracar assinou Alexandre Camboim, popularmente conhecido como Gaúcho.
Investimentos
Na solenidade foi recordado que o prefeito anterior, Marco Alba (PMDB), foi responsável pela implantação de uma linha de triagem automatizada na coleta seletiva de Gravataí. Foi um investimento de R$ 210 mil.
O sistema passou a contar com espaços de descarga, esteira de elevação, plataforma de triagem e esteira de descarte dos rejeitos. É a primeira linha de triagem automatizada da Região Metropolitana.
Um dos benefícios imediatos foi a redução do trauma físico – principalmente das mulheres – e a ampliação da capacidade produtiva que foi quadruplicada. Além disso, o número de postos de trabalho no setor foi duplicado.
Em festa
O representante da Cootracar, Alexandre, comemorou a renovação do convênio e a ampliação da área de abrangência do serviço.
— É desse trabalho que muitas famílias tiram seu sustento, e também a população coopera para a preservação do meio ambiente fazendo a separação correta do lixo — afirmou.
Outro que fez festa foi o prefeito interino:
— Queremos parabenizar todos os membros da cooperativa e da associação que desempenham um trabalho digno e muito positivo para o município, com o apoio da Prefeitura nos últimos anos, através da coleta seletiva — elogiou Nadir Rocha.