O modelo Onix produzido pela General Motors (GM) no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) continua “dando de relho” na concorrência e terminou – de novo – o mês de junho como o veículo mais vendido no Brasil – entre os novos.
Foram 14.923 emplacamentos do Onix – parâmetro de aferição do volume de vendas dos veículos zero quilômetro – mais de cinco mil a mais do que os 9.715 do Hyundai HB20, o segundo colocado. Em terceiro aparece outro ‘estrangeiro’, o Renault Sandero (9.087), seguido pelo Ford Ka (7.812) e o Prisma, outro da aldeia dos anjos (6.635).
Quando o ranking é por montadora, novamente a GM deixa a concorrência na poeira. Veja abaixo as 10 primeiras colocadas em volume de vendas por marca, o total comercializado e a participação da empresa no mercado nacional de carros novos.
1º |
GM |
33.606 |
– 17,8% |
2º |
Fiat |
27.977 |
– 14,8% |
3º |
Volks |
22.914 |
– 12,1% |
4º |
Hyundai |
17.942 |
– 9,5% |
5º |
Ford |
17.834 |
– 9,4% |
6º |
Toyota |
16.064 |
– 8,5% |
7º |
Renault |
14.871 |
– 7,9% |
8º |
Honda |
11.523 |
– 6,1% |
9º |
Jeep |
6.875 |
– 3,6% |
10º |
Nissan |
5.670 |
– 3,0% |
E já que estamos falando em carros, saiu hoje (4/7) o ranking da venda de veículos novos no Brasil, com uma boa notícia para o setor. As vendas aumentaram 13,49% em junho deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado, somando 194,9 mil unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus
Os dados são da Fenabrave, ou para quem não sabe, Federação nacional da Distribuição de Veículos Automotores, associação que representa as concessionárias. É o segundo crescimento consecutivo nesse tipo de comparação e o terceiro no ano.
A expansão ocorre apesar de junho deste ano ter contado com um dia útil a menos. Na média diária, conta que se faz para retirar esse efeito, o avanço é ainda mais expressivo, de 18,9%, para 9,2 mil unidades. Se comparada a maio, a média diária teve avanço de 4,4 %.
No primeiro semestre, que se encerrou com o mês de junho, as vendas cresceram 3,65% em relação a igual período de 2016, para 1,019 milhão de unidades.
E olha só: O mercado não apresentava expansão na primeira metade do ano desde 2013.
Por segmento, a venda de automóveis e comerciais leves, que representam a maior fatia do mercado, teve alta de 13,71% em junho, diante de junho de 2016, para 189,2 mil unidades. O primeiro semestre, com os resultados, terminou com expansão de 4,25%, para 991,4 mil unidades.