tradições gaúchas

COLUNA DO SILVESTRE | Ronda de Cachoeirinha inicia sábado e vai até o Dia do Gaúcho

Programação da Ronda Crioula 2017 de Cachoeirinha vai ter como sede o CTG Rancho da Saudade, na avenida Frederico Ritter

O maior evento cultural de Cachoeirinha mobiliza a cidade todos os anos com piquetes, bailes, apresentações de música tradicionalista gaúcha e danças – claro, gauchescas! É a Ronda Crioula, evento alusivo às comemorações farroupilhas, que começa no próximo sábado (9/9) e vai até 20 de setembro, Dia do Gaúcho.

Para 2017 a novidade será o 1° Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas com o tema “Preservando as nossas origens”, nos dias 9 e 10 de setembro, com concurso de invernadas. A ronda que começa sábado e vai até o dia 20 terá como local a sede do CTG Rancho da Saudade, na avenida Frederico Ritter, 2.626, aberto ao público.

 

Patrono

 

Um dos destaques da Ronda Crioula é o patrono de 2017, Valdecir de Moraes Laus, um dos tradicionalistas mais conhecidos de Cachoeirinha, criador do evento e um dos fundadores do Rancho da Saudade. Natural de Dom Pedrito, mudou-se para Cachoeirinha há 32 anos.

Desde a infância, Moraes é envolvido com tradicionalismo por influência dos parentes. Não demorou para que a paixão pela cultura gaúcha o levasse a propor a criação de uma Ronda Crioula em Cachoeirinha, inspirado em um evento semelhante realizado na cidade de Silveira Martins.

Aos 76 anos, o bancário aposentado, casado, pai de três filhos e avô de cinco netos, está cheio de expectativas para o evento que inicia neste sábado.

— Espero que a Ronda Crioula deste ano possa reconstruir a ronda inicial de Cachoeirinha, direcionada à cultura, aos hábitos e costumes do Rio Grande do Sul. É importante também mostrar às novas gerações e à comunidade em geral as tradições gaúchas — disse o patrono.

 

O PATRONO, VALDECIR DE MORAES LAUS, É UM DOS TRADICIONALISTAS MAIS CONHECIDOS DE CACHOEIRINHA. ELE PARTICIPOU DA CRIAÇÃO DA RONDA CRIOULA E FOI UM DOS FUNDADORES DO CTG RANCHO DA SAUDADE

 

Outro destaque do evento é a escolha do peão e prendas mirins, que tem a função de representar a ronda. Para este ano os escolhidos foram o peão mirim Walisson Machado Scherner, a primeira-prenda Isadora Dutra Martins, a segunda-prenda Evelyn Pereira dos Santos e a terceira-prenda Luisa Quevedo da Silveira.

Eles realizaram prova escrita, mostra artística, que inclui declamação, canto ou tocar um instrumento, e prova oral sobre cultura gaúcha em geral. O peão e as prendas mirins estão percorrendo escolas, igrejas e pontos comerciais, além de eventos da Prefeitura, apresentando a Ronda deste ano. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade