Com atores de Gravataí Giulliano Pacheco e Naju Moraes no elenco, a ‘Nós Companhia de Teatro’ apresenta a performance teatral Nós, que celebra os 20 anos de carreira do diretor Everson Silva. As sessões acontecem no Teatro Renascença (Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307), nos dias 1, 2 e 3 de setembro, sempre às 20h, reunindo mais de 40 artistas em cena. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla e custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada).
O espetáculo se propõe a pulsar e revisitar – através das múltiplas veias artísticas – memórias, sentimentos e emoções, reconhecendo a arte que habita os corpos do elenco (através da dança, do teatro, da poesia e da música) que se transformam em acontecimentos e situações comuns da vida em sociedade. Nesse lugar que dá origem à uma metáfora sobre o que é estarmos juntos novamente – após o período de isolamento pandêmico –, o grupo vivencia a experiência do que é “vivermos entre nós”. O cenário do espetáculo é o corpo do grande grupo.
A partir daí, acontecem encontros e desencontros que se transformam em cenas intercaladas e fragmentadas, representadas nos corpos e vozes do elenco. A cada apresentação, a performance contará com a presença de um artista convidado, a exemplo do encenador Sandro Marques, da Cambada de Teatro em Ação Levanta Favela; e dos atores Jairo Klein e Henri Iunes.
– Nós me possibilita resgatar uma relação de amor com o fazer teatral e me aproximar da alma das pessoas – afirma o diretor, ao descrever o encontro cênico com estes artistas de diversas vertentes e que fizeram parte, em algum momento, de sua trajetória de duas décadas na profissão.
– Essa montagem é como um pulsar de vida, uma celebração do encontro entre pessoas que – em cena – se relacionam através de seus distintos materiais e experiências artísticas, me permitindo o exercício da direção cênica.
Ainda de acordo com Everson Silva, Nós busca mais que proporcionar uma experiência viva de troca artística.
– Propõe que a plateia se sinta inspirada e alimentada pela arte, que se apresenta através da performance teatral.
A obra é composta por 27 cenas.
A companhia teatral contou com uma série de apoios para realizar os ensaios desta performance, que é a vigésima obra assinada por Everson Silva. Esses encontros começaram em janeiro e aconteceram, principalmente, na Casa de Cultura Mário Quintana, mas também nas sedes da Terreira da Tribo, do Espaço Dobra e da Usina das Artes.
O grupo realizou, recentemente, a pré-estreia do espetáculo no Teatro Sesc Canoas; e, em seguida, um sarau performático, com cenas da montagem, no Café La Faísca. A estreia de Nós ocorreu no início de agosto, no Espaço La Photo.
FICHA TÉCNICA
Direção/criação: Everson da Silva
Texto e dramaturgia: Nós Cia. de Teatro com citações de Caio Fernando Abreu, Ana Martins Marques, Paul Éluard, Canción de Cuna – Miguel Poveda, Augusto Branco.
Roteiro: Everson da Silva, Liz de Bortolli, Ana Rodrigues.
Roteiro adaptado: Rosemar Silva da Silva.
Elenco: Adriana Lampert, Zé Passos, Cláudia Canedo, Kacau Soares, Ana Rodrigues, Vanessa Ivanoff, Amanda Hamermuller, Giulliano Pacheco, Aline Callegaro, Letícia Virtuoso, Leonardo Maya, Danielle Quintana, Silvana da Costa Alves, Ivan Nunes, Caroline Pinheiro, André dos Santos, Thali Bartikoski, Débora Berengan, Eduardo Engers, Elisiane Machado, Maiara Velho, Gabriela Tarouco, Monise Serpa, Naju Moraes, Taís Pagnussat, Laura Carvalho, Keila Reis, Júlia de Oliveira, Jho Balafa.
Produção: Kacau Soares.
Iluminação: Veridiana Matias
Operador de som: Pedro De Camillis
Assessoria de Imprensa: Giulliano Pacheco e Adriana Lampert
Fotos: Fábio Zambom