Tomou posse, nesta segunda-feira, 15, a nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Gravataí. Durante a cerimônia, oito conselheiros receberam a certificação para o mandato, que tem duração de dois anos. Com mais de três décadas de atuação, o CMS atua, por exemplo, na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde e no acompanhamento, avaliação e fiscalização dos serviços de saúde prestados à população, sempre com a participação da comunidade.
– O CMS é um elo bastante importante entre a comunidade e o Executivo, representando todos os usuários que buscam os serviços de saúde. Buscaremos, cada vez mais, estar presentes nas comunidades com os conselhos locais – defendeu o presidente do CMS, Jaime Braz Bianchin Ziegler, que durante sua fala também abordou conquistas do Conselho de Gravataí durante os 31 anos de atuação, bem como elencou planos para o biênio.
Representando a Prefeitura de Gravataí, o vice-prefeito, Dr. Levi Melo, que foi conselheiro de saúde durante três anos, ressaltou que a saúde é prioridade do governo municipal.
– Sabemos das dificuldades, mas buscamos, de forma permanente, fazer o melhor para a saúde de Gravataí. Prova disso são as recentes entregas para a nossa população, como as novas unidades de saúde e a nova emergência SUS do Becker – apontou o gestor.
Tal pensamento foi partilhado pelo secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca.
– O diálogo com o Conselho de Saúde é fundamental para avançarmos nas pautas ligadas à saúde de Gravataí. Trabalhamos para termos a melhor rede de saúde do Rio Grande do Sul, e vamos conseguir isso – disse.
Atualmente, Gravataí destina 27% do orçamento municipal em saúde, quase o dobro dos 15% previstos na Constituição Federal.
Presidente do CMS durante a gestão 2019/23, Marcelo Nascimento lembrou que o órgão gravataiense é parte fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo o debate democrático e envolvendo toda a comunidade.
– O CMS de Gravataí é reconhecido no país todo. Nosso município está fazendo o diferencial na saúde – disse.
A construção de uma nova sede para o CMS e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Vale de Gravataí e Bons Ventos foram citados como importantes avanços para o fortalecimento do SUS no município.
Segundo e primeiro vice-presidente, Karen Zappe Soto e Paulo Daison Correia, respectivamente, elencaram a importância e o fortalecimento do SUS como um todo, de forma a ser representado por e para todos. Entre os princípios defendidos, estão a ética, o acesso, a integralidade, a solidariedade e a equidade, com ações cada vez mais voltadas, também, à prevenção e à promoção da saúde para a população.
A mesa diretora do CMS é uma instância executiva, composta por conselheiros eleitos para conduzir administrativamente o conselho, assim como representá-lo junto aos órgãos competentes e eventos.
Também estiveram presentes durante a solenidade representantes de associações, sindicatos e órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.
No site da Prefeitura de Gravataí, há uma página do CMS, com informações e endereços dos canais nas mídias sociais, bem como as ações promovidas e documentadas do Colegiado. As plenárias do CMS, realizadas de forma híbrida, são transmitidas por essas plataformas, e toda a comunidade pode ter acesso, opinar e comentar, bem como fazer proposições.
CONFIRA A CHAPA ELEITA PARA 2024/25
Presidente: Jaime Braz Bianchin Ziegler (Segmento Trabalhador em Saúde);
1º Vice-Presidente: Paulo Daison de Almeida Correia (Segmento Usuário);
2º Vice-Presidente: Karen Luciane Zappe Pereira Soto (Segmento Trabalhador em Saúde);
1º Secretário: Bruno Camargo Palaver (Segmento Gestor);
2º Secretário: Luis Flamarion Both (Segmento Usuário);
3º Secretário: Angélica Odália Gatti Fernandes (Segmento Usuário);
4º Secretário: Caroline Fonseca Vargas (Segmento Prestador de Serviço);
5º Secretário: Cristiano Jesus da Silveira Oliveira (Segmento Usuário).