Mesmo sendo visto em tempos modernos com um olhar negativo ou uma convenção desnecessária, o casamento continua sendo o maior sonho de muitas pessoas. Foi o que mostrou a Celebração dos Casamentos, evento realizado a cada seis meses pela Igreja Universal do Reino de Deus.
Nesta quinta-feira (31/5), milhares de casais de diferentes crenças religiosas oficializaram, em todo o país, a união em uma cerimônia de casamento coletivo. Na Universal da parada 59 de Gravataí, foram 13 os casais que participaram da solenidade e se uniram em uma celebração religiosa.
Antes, entretanto, os casais ouviram a mensagem do pastor Heder Gonçalves, responsável pela cerimônia.
— O casamento é visto por muitos da sociedade como uma instituição falida. Mas quando tem a bênção do altar e o casal vive em obediência à Palavra de Deus, então o casamento é feliz e duradouro — disse ele para, em seguida, pedir uma oração por todo o povo brasileiro por conta dos problemas que têm afetado o país.
A cerimônia
O momento mais aguardado da cerimônia foi por volta das 19h quando os noivos, um par por vez (primeiro os homens e depois mulheres), percorreram o caminho enfeitado com flores e com direito a tapete vermelho, até o altar. Na etapa mais importante da cerimônia os casais ouviram conselhos antes de selarem a união diante de Deus, com base nos princípios de ser uma só carne, amar e cuidar da esposa e submissão da mulher.
Foi explicado pelo pastor, em relação a "ser uma só carne", que após o casamento o cônjuge, depois de Deus, tem que estar em primeiro lugar. Sobre amar e cuidar a esposa, o pastor Heder Gonçalves explicou que Deus orientou ao homem para assim proceder em relação à mulher por conta de sua natureza bruta. E por último, falou sobre submissão, um assunto visto negativamente por muitas mulheres.
Heder Gonçalves explicou que Deus orienta a esposa a "apoiar a missão" (significado de submissão) do marido, auxiliá-lo, e citou como exemplo sua própria missão, a de pregar o evangelho. Para complementar os ensinamentos, lembrou conhecido dito popular, mas o corrigiu:
— Dizem que atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Errado, sempre tem uma grande mulher ao lado de um grande homem — concluiu.
PARA SABER
: O momento mais importante da cerimônia foi a troca de alianças e votos.
: Após a oração e bênção matrimonial, os casais, através da troca de alianças e votos de fidelidade, selaram o compromisso diante de Deus.
: Para encerrar ‘com chave de ouro’ o evento, uma valsa e os tradicionais buquês que seriam jogados pelas noivas, aguardavam a todos na saída.
Algumas imagens:
: Templo ficou lotado por familiares e amigos dos casais
: Damas que acompanharam os casais na cerimônia
: Um dos casais que participou do casamento coletivo
: No altar, casais ouviram mensagens do pastor Heder Gonçalves
: Casados! Ao final da cerimônia, aplausos, valsa e buquê