Serviço que promete qualificar ainda mais o atendimento à população, a Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB) já tem data para ser inaugurada. Já com os retoques finais da primeira etapa da obra, a fase 1 será entregue na próxima segunda-feira, 18, com 20 novos leitos de emergência.
Com investimentos da Prefeitura de Gravataí, Câmara de Vereadores e Governo do Estado, o novo espaço terá uma estrutura totalmente moderna, equipada e ampliada.
– A nova estrutura vai qualificar ainda mais o atendimento em saúde do município. Termos uma estrutura hospitalar como esta que está sendo erguida é motivo de orgulho para Gravataí. Sempre buscamos que as pessoas se sintam bem atendidas, em especial nos cuidados hospitalares, à altura do que a população deseja e merece – destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
Sentimento semelhante é registrado pelo vice-prefeito Dr. Levi Melo.
– Saúde é prioridade no nosso governo. Gravataí ganhará uma nova estrutura de pronto atendimento, totalmente modernizada – ressalta.
Conforme o Hospital Dom João Becker, os 20 leitos modernos e a estrutura similar ao recém-inaugurado Hospital Nora Teixeira serão entregues já a partir do dia 18 de dezembro.
Com previsão de entrega ao longo do próximo ano, as fases 2 e 3 da construção complementarão a qualificação dos serviços de pronto atendimento. Ao final das três fases, a Nova Emergência SUS passará dos atuais 405 metros quadrados para 1.330 metros quadrados e de nove para 35 leitos (adultos e pediátricos), além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial).
Para a direção do HDJB, a nova obra representa um marco para a saúde no município.
– Essa entrega atende o anseio de uma cidade que se tornou polo de desenvolvimento no Estado e que necessita de serviço de saúde à altura do que representa. É um esforço da Santa Casa e poder público que mostra a importância do trabalho conjunto em diferentes esferas – comenta o superintendente do hospital, Antonio Weston.
Também foi viabilizado pelo governo do Estado o repasse de R$ 4,2 milhões para integralizar o custeio das obras de ampliação da Nova Emergência SUS do Becker, além de recursos da Câmara de Vereadores, na ordem de R$ 3 milhões.
Nos últimos anos, a parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa permitiu uma série de avanços na área de saúde. No final de 2021, foi entregue a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Becker, obra muito aguardada pelo município e que trouxe enormes ganhos à população. A nova estrutura teve sua área ampliada de 257 metros quadrados para 515 metros quadrados e o número de leitos duplicado, aumentando de dez para 20 unidades.
Além disso, houve a qualificação das duas unidades de pronto atendimento (UPAs) existentes no município, que atendem milhares de pessoas todos os meses.
Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Régis Fonseca, os recursos somam-se aos investimentos feitos pela prefeitura na área, dentro do Programa Amplia Hospital, que prioriza a expansão da atenção hospitalar e busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, por meio da união de esforços e em tempo reduzido, visando ao melhor atendimento em saúde à população.