A Prefeitura de Gravataí promoveu nesta quarta-feira, 21, mais uma edição da Feira da Empregabilidade e Capacitação. Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), a ação realizada no Gravataí Shopping contou com o apoio de cerca de 40 empresas, que disponibilizaram 1.435 vagas de emprego à população que busca uma oportunidade no mercado de trabalho.
Conforme o prefeito Luiz Zaffalon, o resultado da feira foi extremamente positivo, refletindo na repercussão no mercado de trabalho. “O evento gerou um impacto significativo, promovendo conexões valiosas entre empregadores e candidatos, além de incentivar a capacitação contínua. A feira reforça a importância de ações integradas entre o governo municipal e iniciativa privada para fortalecer o mercado de trabalho local”, afirmou o gestor.
A secretária da SMDHC, Mari Léia Bastiani, lembrou que a Feira da Empregabilidade foi uma grande iniciativa do governo municipal para fortalecer o mercado de trabalho na região. “Foram dezenas de empresas participantes que levaram suas vagas de emprego e oportunidades de capacitação, atraindo um grande público interessado em melhorar sua qualificação e conquistar uma vaga no mercado”, destacou.
A feira envolveu pessoas de todas as idades e de diversos segmentos. Um deles foi João Vitor dos Santos, 22 anos, à procura do primeiro emprego. Já Maria Helena Santos, 57 anos, está há 11 meses desempregada e busca um emprego no ramo de serviços gerais.
No âmbito da educação e capacitação, o evento contou com a participação de empresas como o Senac, Senai, Cesuca e CIEE, que ofereceram cursos de capacitação gratuitos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os candidatos. Desta forma, as pessoas também puderam aproveitar a oportunidade para se atualizar e ampliar suas possibilidades de emprego.
Serviços municipais na Feira de Empregabilidade
Durante a ação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 240 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicou 168 doses de vacinas – sendo 124 de Gripe -, e verificou a pressão arterial de 55 pessoas.
Também estiveram presentes no evento as secretarias municipais da Família Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), com o projeto “Cabide Solidário”, de Assuntos de Segurança Pública (Smasp), de Educação (Smed) e de Governança e Comunicação (SMGC).