A Prefeitura de Gravataí promoveu quartz e quinta-feira, 24 e 25 de setembro, a 4ª Mostra de Conhecimento e Tecnologia, evento que reuniu 96 escolas — sendo 94 da rede municipal e duas convidadas — para compartilhar projetos de iniciação científica desenvolvidos ao longo do ano. No total, foram 132 trabalhos apresentados, envolvendo 528 estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, além de cerca de 1.550 visitantes.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a relevância da iniciativa para a formação dos jovens: “São experiências fantásticas de trabalhos com aplicação no dia a dia e dos mais variados temas. Esses projetos vão moldar esses jovens. Parabéns a todos os envolvidos, educação e conhecimento são fundamentais para o nosso futuro.”
A secretária municipal da Educação, Aurelise Braun, ressaltou o engajamento dos alunos e professores. “Foram inúmeros trabalhos, nos quais nossos alunos da rede e professores estiveram extremamente engajados para mostrar todo o aprendizado desenvolvido nas nossas escolas”, disse.
Temas variados e foco no futuro
Entre os temas dos projetos estavam meio ambiente, saúde, sistema solar, sustentabilidade, animais, tecnologia, robótica e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. O objetivo da mostra foi incentivar a troca de experiências entre as escolas, fortalecendo o protagonismo dos estudantes e a cultura científica no município.
Segundo Tuane Dihl, coordenadora do Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid), responsável pela organização, o crescimento do evento confirma sua consolidação no calendário educacional.
“É gratificante ver o crescimento da Mostra a cada ano e perceber como ela se consolida como um espaço de protagonismo para os nossos estudantes, fomentando aprendizagens significativas e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais”, afirmou.
Premiação e destaque internacional
A divulgação dos premiados ocorre no final da tarde desta sexta-feira (26), pelo perfil oficial do evento no Instagram (@mctgrav). Já a premiação oficial, com entrega de medalhas e troféus, será realizada em outubro.
Alguns dos projetos premiados ainda terão a chance de representar Gravataí na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontece no final de outubro, em Novo Hamburgo.