Estão abertas, até o dia 11 de maio, as inscrições para a 8ª turma de formação de facilitadores da Justiça Restaurativa em Círculos de Construção de Paz em Gravataí. Voltada a servidores municipais, a iniciativa tem o objetivo de fomentar a qualidade das relações nos espaços de trabalho, valorizar o fortalecimento de vínculos e incentivar uma abordagem comunicacional baseada no diálogo.
Com 20 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas aqui (inserir link das inscrições). https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenIuIh2icKAD1HcdxkaAAarzfuiF-XBEcpFdk_B7AlG0lCYA/viewform
“Essa é uma ótima oportunidade para estimular a solução de eventuais divergências nas relações pessoais e profissionais. A formação visa ampliar os conhecimentos técnicos que promovam o diálogo e a compreensão de danos, contribuindo para uma sociedade mais justa e pacífica”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), Mari Léia Bastiani.
Desta forma, o fomento de discussões ajuda no desenvolvimento do senso de pertencimento da comunidade. Nos encontros, são trabalhados tópicos como Justiça Restaurativa, com espaços seguros de diálogo e de escuta ativa, por meio da identificação das necessidades não atendidas. A ação representa um modelo que permite repensar o conjunto das políticas relacionadas à promoção da paz social.
“Os círculos proporcionam um espaço de escuta e fala, promovem trocas importantes para
o fortalecimento de vínculos e a melhora da qualidade das relações interpessoais. O principal objetivo é que as pessoas aprendam a convivência, o respeito, a empatia e os exercícios de habilidades sociais”, explica a assessora pedagógica da Secretaria da Educação (Smed) Jaqueline Reis, instrutora de formação de facilitadores dos círculos menos complexos, voltados em especial ao fortalecimento de equipes e relacionamentos e às ações preventivas nas escolas municipais.
Dividido em três etapas, os encontros terão momentos presenciais, práticas supervisionadas e entrega de certificados. A primeira etapa será realizada nos dias 19, 20 e 21 de maio, com local ainda a ser definido. A realização do curso é promovida pela Prefeitura, em parceria com o Fórum Municipal, a partir de protocolos firmados com o envolvimento de secretarias municipais ligadas à saúde, educação, segurança, assistência social, desenvolvimento humano e capacitação. Caso haja mais de 20 inscritos, será providenciada uma nova turma aos interessados.
Dúvidas e informações também podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7166 e (51) 3191 – 5095.
Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias. A ação promove o diálogo aberto e honesto, incentivando a compreensão mútua e a empatia.
A metodologia utilizada é baseada nos Círculos de Construção de Paz, que fortalecem relações e incentivam uma convivência baseada em valores. Os círculos podem ser aplicados em qualquer ambiente e contribuem de forma significativa para a melhoria das relações estabelecidas entre as pessoas.