SERVIÇOS

Com oito caminhões e turnos dia e noite, coleta de lixo avança em Cachoeirinha

Em apenas 72 horas de operação, a nova empresa responsável pelo serviço de recolhimento de lixo em Cachoeirinha conseguiu atender cerca de 70% do município, com a retirada de 502 toneladas de resíduos sólidos desde a última sexta-feira (9).

A força-tarefa mobilizou mais de 60 trabalhadores, que se revezaram em turnos diurnos e noturnos, utilizando oito caminhões para acelerar o processo de limpeza. O trabalho seguiu de forma ininterrupta ao longo do fim de semana, incluindo sábado (10) e domingo (11).

A prefeita interina Jussara Caçapava assinou o contrato com a Ecsam Serviços Ambientais na semana passada, dando início imediato às operações. Mesmo sob chuva no começo do fim de semana, a prefeita acompanhou de perto os trabalhos e destacou a retomada gradual dos serviços essenciais.

“A coleta de lixo começou e, após dias de caos na cidade, aos poucos está trazendo mais limpeza, saúde e dignidade para a população. Ainda há muito a ser feito, mas o cenário começa a se estabilizar”, afirmou.

Segundo os dados operacionais, foram realizadas cinco descargas de caminhões do tipo truck, totalizando 70 toneladas, e 48 descargas de caminhões toco, que somaram 432 toneladas de resíduos recolhidos.

Prioridade ao básico

Para Jussara, a retomada do serviço simboliza mais do que números.

“É bonito ver quando o básico volta a ser prioridade. Zelo, cuidado e respeito com a cidade e com a população”, reforçou.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Smisu), Márcio Gonçalves, também acompanhou os recolhimentos diretamente nas ruas, ao lado das equipes.

“Nos dedicamos inteiramente, dia e noite, em toda a cidade, em especial na zona norte, que apresentou maiores acúmulos de resíduos nos últimos dias”, explicou.

Mudança logística agiliza operação

Outra alteração considerada estratégica foi a mudança no local de transbordo do lixo. O descarte, que antes ocorria em um aterro em São Leopoldo, passou a ser feito em Gravataí, reduzindo o tempo de deslocamento e agilizando os procedimentos.

A expectativa da prefeitura é que, com a operação estabilizada, o serviço alcance 100% da cidade nos próximos dias, normalizando a coleta regular e evitando novos acúmulos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade