EDUCAÇÃO

‘Alunos poetas’ de escola pública de Gravataí são premiados em concurso cultural nacional

Cinco alunos da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Jardim Florido, de Gravataí, foram premiados, nesta terça-feira (18), no Concurso Cultural Sicoob 2025, um programa que busca promover a construção de conhecimentos e práticas cooperativas durante as atividades escolares.

Uma delas, Gabrielly Kauane Matos, do 7º ano, foi vencedora da premiação regional e ganhou uma viagem com tudo custeado para Maringá, no Paraná, para participar da competição nacional, que reúne alunos de todo o Brasil. 

“Parabéns aos nossos alunos pela participação e pela premiação neste importante evento, que reforça a importância de cultivar, desde a infância, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e colaborativa”, destaca a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.

Mais de 1.800 alunos de 15 escolas do Rio Grande do Sul participaram da ação. Destes, sete foram reconhecidos pela excelência nas atividades culturais, que também incluíram textos narrativos e quadrinhos em turmas dos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

Dos sete premiados, cinco foram de Gravataí – todos da Emef Jardim Florido: além de Gabrielly, também foram contemplados Laura Duarte, Sheron Lisboa, Matheus Titoni e Maria Luiza Magni. 

“Ficamos muito felizes e orgulhosos de termos alunos vencedores deste concurso. É um projeto que nos motiva e valoriza as produções e o desenvolvimento dos estudantes”, comemorou a diretora Bianca Menger Eberhardt. A escola conta, atualmente, com 534 alunos.

A edição deste ano teve como tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”. Promovida pelo Instituto Sicoob, a atividade objetiva mostrar como a diversidade de histórias, habilidades e origens se fortalece em conjunto e como o cooperativismo pode superar desafios, criar laços mais sólidos e promover um futuro inclusivo, com espaço e oportunidades para todos crescerem. O concurso incentiva, desta forma, a produção de conhecimentos sobre a realidade local, integrando o cooperativismo ao cotidiano escolar.

“Esses trabalhos envolveram muitas escolas, e cada faixa etária contou com um trabalho diferente. Queremos, cada vez mais, ajudar as nossas escolas a formar cidadãos conscientes. Agradecemos à Emef Jardim Florido, que abriu as portas para nós e acreditou nesse propósito”, acrescentou a gerente regional da Sicoob Três Fronteiras, Lislaine Nascimento. 

Gabrielly viaja para Maringá no dia 10 de dezembro, acompanhada por um responsável e pela professora Laura Santos – com passagem e hospedagem fornecidas pelo Sicoob. Caso saia vencedora, a aluna participará do evento nacional, em Brasília. Também participaram da entrega das premiações as servidoras da Secretária Municipal de Educação (Smed) Claudia Raffo e Daiane Carbonera, da Assessoria Pedagógica.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade