Aproximar o arquipélago dos Açores – região autônoma da república de Portugal composta por nove ilhas – do Rio Grande do Sul, primeiro, e de Santa Catarina, na semana que vem. Este é um dos principais objetivos da vinda ao Brasil do Grupo Cantares – Trovas da Madrugada, que está em Gravataí desde ontem (9/4) e deve permanecer na aldeia dos anjos até a próxima segunda-feira.
Segundo a presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), Carla Verônica Cedros Fernandes Marques Gomes, uma genuína açoriana da Ilha Terceira, uma extensa programação foi preparada para o grupo e inclui apresentações no Palco Multiuso do Theatro São Pedro, de Porto Alegre, e Câmara de Vereadores de Osório, além da participação especial na chamada “Feirinha da Caergs”, sábado que vem, às 11h.
— O que pretendemos foi trazer e mostrar à comunidade um pouco do cancioneiro açoriano e das músicas regionais das nove ilhas dos Açores — destaca a presidente da Caergs.
No Theatro São Pedro o Grupo Cantares – Trovas da Madrugada se apresenta às 19h de amanhã, quinta-feira, com entrada franca. Em Osório, onde a colonização açoriana também teve forte influência na formação do município, a apresentação será na sexta-feira (12/4), no plenário da Câmara de Vereadores, às 20h e também com entrada franca.
No sábado o espetáculo do grupo acontecerá nos jardins da Casa dos Açores, em Gravataí, com início às 11h, e no domingo que vem eles viajam para a Serra Gaúcha, onde se apresentam na rua coberta de Gramado – que também tem uma forte presença açoriana. Na cidade de Gramado o show dos músicos dos Açores faz parte da programação da Páscoa.
A feirinha
No sábado que vem a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul promove em sua sede, em Gravataí, a terceira edição do evento que vem sendo chamado como “Feirinha da Caergs”, das 10h às 14h.
Estarão reunidos 15 pequenos produtores de hortifrutigranjeiros orgânicos e cultivados com foco na sustentabilidade ambiental, além de outras atrações, como artesanatos e petiscos típicos como o Pastel de Belém, a Empada de Bacalhau e o doce Dona Amélia.
IMPORTANTE
1
Paralelo à feira será realizada uma oficina de artesanato utilizando escamas de peixes, ministrada pela artesã açoriana Helena Gomes que veio ao Brasil com o Grupo Cantares.
2
A oficina de artesanato é para um número limitado a 10 participantes, grupo que já estava quase completo na manhã desta quarta-feira segundo a presidente Carla Marques Gomes, da Caergs.
: Helena Gomes, artesã que vai ministrar oficina sobre artesanato com escamas de peixes
Sobre o Grupo
: O Grupo Cantares – Trovas da Madrugada foi formado com o objetivo de divulgar e a cultura e música açorianas.
: Os 10 integrantes são, na maioria, de uma mesma família, e incluem por exemplo um pai, sua filha e sua neta, pelo menos cinco irmãos e quase todos são primos.
: A música é considerada por eles um hobby já que todos têm atividades profissionais paralelas, como motorista, carpinteiro, doméstica ou técnico em eletrônica.
: O grupo viaja com o apoio de órgãos governamentais do arquipélago dos Açores, das Casas Açorianas (no caso, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina) e os próprios integrantes custeiam parte das suas despesas.
: Além de apresentações em quase todas as nove ilhas dos Açores, o Cantares já realizou uma viagem internacional, antes, para o Canadá, com a mesma finalidade, difundir os costumes e a música.
ATENÇÃO
1
A Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs) está organizando uma excursão aos Açores com saída no dia 21 de junho próximo.
2
De acordo com a presidente Carla Marques Gomes trata-se de um passeio turístico aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o arquipélago.
3
Informações: Sede da Caergs, na rua Adolfo Inácio de Barcelos, 938, centro de Gravataí , ou pelo telefone 3490.5868.
Confira o vídeo com a reportagem do Seguinte: sobre os açorianos que estão em Gravataí clicando na imagem abaixo!
QUER CONHECER A CAERGS?
Para saber mais sobre a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, clique aqui.