Mesmo com chuvas e com mais veículos nas ruas, o trânsito não teve congestionamentos nesta segunda-feira na altura das pontes do Parque dos Anjos, ligação das avenidas Centenário com Ely Correa. Isso porque na sexta-feira que passou (1/11) foi inaugurada a duplicação das pontes obre os arroios Demétrio e Passo dos Ferreiros, e a nova concepção da rotatória – ou rótula! – do Aldeião, projetada para facilitar a vida dos motoristas que passam pelo local.
Confira o vídeo com a reportagem do Seguinte: sobre a inauguração da duplicação das pontes do Parque. Clique na imagem abaixo e, depois, siga na matéria.
CAMINHO PARA AS PONTES
O governo municipal fez a revitalização do sistema viário da região por etapas. Confira as principais medidas e ações!
1
Municipalizou o trecho da RS-030 que passou a ser apenas avenida Centenário, antes sob administração do Departamento Autônomo de estradas de Rodagem (Daer).
2
Com a providência foi possível fazer a duplicação da avenida Centenário no trecho entre a RS-118 e a rótula do Aldeião.
3
Quase ao mesmo tempo negociou como contrapartida com a incorporadora que estão implantando o Condomínio Seminário a revitalização da avenida Adolfo Inácio Barcelos.
4
A contrapartida envolveu a obra de revitalização da avenida, com implantação de acesso ao residencial, e as melhorias no trevo do Aldeião.
5
Também como contrapartida, outra incorporadora do ramo imobiliário responsabilizou-se pelo projeto técnico da duplicação das pontes do Parque dos Anjos, obra realizada em 10 meses e 15 dias pela carioca Ecovilla Construções.
A fala do prefeito
— É difícil expressar o que a gente sente. Mas é um sentimento de muito orgulho poder ter honrado o crédito que me deram ao depositarem em mim a confiança para administrar esta cidade. Esta é uma forma de responder a expectativa da população, entregando obras e serviços importantes. Então, me sinto honrado por estar neste momento, mas a vitória é da comunidade. Ela merece, ela trabalhou por isso, e ela está recebido o que por direito já deveria ter sido entregue.
Marco Alba
Prefeito de Gravataí – sobre a inauguração da duplicação das pontes do Parque dos Anjos
LEIA TAMBÉM
Marco Alba fez uma ponte para história de Gravataí
COM VÍDEO | Adeus às tranqueiras das pontes
As manifestações de quem esteve na inauguração das pontes do parque foram unanimemente positivas. Algumas:
— É o maior sonho da minha vida! Poder realizar o sonho do meu pai (ex-vereador e ex-prefeito Acimar) que por mais de 20 anos trabalho tentando ver a duplicação das pontes. E coube a mim, seu filho, coordenar a execução dessa obra. É um momento sem igual.
Alison Silva
Secretário de Mobilidade Urbana
— Essa duplicação tem um sentido muito profundo, como da liberdade de ir e vir e da própria vida, em que tudo são pontes. Significa melhoria para tudo e todos, desde a relação entre as pessoas, comércio, serviços … É um grande feito do governo a construção destas pontes.
José Rosa
Presidente do Sindilojas
— É uma grande obra que vai melhorar muito a vida de quem mora no Parque dos Anjos e das empresas que estão aqui. Estava esperando por isso há 53 anos, que foi quando passei pela primeira vez aqui. O prefeito está tendo muita coragem no trabalho que vem fazendo para melhorar Gravataí.
Albrecht Schot
Empresário e ex-presidente da Acigra
— É importante que houve a ideia, importante que teve a obra e o mais importante é que agora temos um trânsito livre, sem mais atrasos e insatisfações. Economicamente isso é muito bom para toda a população e para os passageiros da nossa empresa vai ser ótimo.
Sérgio Pereira
Presidente do Conselho de Administração da Sogil
— Essa ponte é algo que o povo queria há muito tempo. Uma obra que os prefeitos anteriores não fizeram. Por isso o nosso agradecimento ao prefeito Marco Alba.
Eva Brites
Merendeira de escola
— Esse é, sim, uma obra que eu gostaria de ter feito. Era uma obra sonhada há muitos anos pelos gravataienses. Mas na época não tínhamos recursos para isso, mas conseguimos fazer a duplicação da Adolfo Inácio, e agora o prefeito Marco conclui essa obra para esta importante região.
Edir Oliveira
Ex-prefeito de Gravataí
— Vai melhorar muito, com certeza. Todos os dias eu “pegava essa tranqueira”. Agora ficou bom para quem anda nos dois sentidos até porque a rótula também foi mudada e vai agilizar mais o trânsito. Logo depois da inauguração, quando foi liberado, já deu para perceber o fim do congestionamento.
Jaime Ferreira
Frentista
EM NÚMEROS
– Todo o trecho da duplicação das pontes do Parque tem uma extensão de 278 metros, não contada aí a revitalização da rótula do Aldeião.
– São 60 metros (30 metros de cada lado) de acessos às pontes, aterros que tiveram que ser erguidos desde a base até receber asfalto novo.
– São mais 178 metros de aterro entre as pontes novas, aquele aterro que é mantido por um gabião (muro de contenção) que consumiu 1.400 metros cúbicos de pedras.
– A ponte 1 que fica do lado do Parque dos Anjos e é acessada a partir da avenida Ely Corrêa (antiga RS-030) tem 22,20 metros de extensão.
– A ponte 2 que fica do lado do Aldeião e ‘desemboca’ na rotatória revitalizada da Centenário com Adolfo Inácio tem 17,80 metros de comprimento.
– Da assinatura da ordem de serviço para início das obras em 17 de dezembro de 2018 até a inauguração, se passaram exatos 319 dias, ou 10 meses e 15 dias. O prazo era de 10 meses.
Algumas fotos
: Antes da inauguração, trânsito somente sobre as pontes velhas, à direita
: Antes da inauguração, pistas prontas, à esquerda, esperando pelos veículos
: Como ficou: muro de contenção, ou gabião, com 1.400 toneladas de pedras
: Antes da inauguração, faxina, limpeza geral para esperar os convidados
: Prefeito Alba chegou. Com José Rosa, do Sindilojas (esquerda), e Albrecht Schot
: Começa a solenidade. Todos sendo chamados ao palco das autoridades
: Convidados e população compareceram e assistiram aos responsáveis pela obra
: Secretário Alison Silva chorou ao lembrar do pai, o ex-prefeito Acimar
: Alba lembrou da mãe, do tempo em que capinava pátios e agradeceu à família
: Público grande foi ao evento. Lonão foi pequeno para abrigar tanta gente
: Alba foi de mãos dadas com a primeira dama Patrícia liberar as pontes ao trânsito
: Antes do ápice, engarrafamento sobre as novas pontes, mas só de pessoas
: Liberando as pontes e, atrás, centenas esperando para entrar na festa
: Sem cones, trânsito liberado e passos apressados para não serem atropelados
: Ordem para cruzar as pontes por primeiro, com agentes de trânsito da GM
: Pontes novas liberadas, à esquerda. Teve buzinaço dos primeiros que passaram
: Até coquetel foi servido para quem foi à inauguração da duplicação das pontes
: Realização pessoal: Prefeito e primeira dama com três dos filhos do casal
: Ato dois: liberado trânsito na alça externa da nova rotatória do Aldeião