segurança

COM VÍDEO | Mais 45 guardas estão nas ruas da cidade

Formatura dos 55 novos guardas municipais da região - 45 deles, de Gravataí - aconteceu na noite de ontem tendo como palco o Gravataí Shopping Center

Uma formatura com todos os ritos seguidos dentro dos quartéis militares e com alta carga emocional. Foi o que se viu na noite de ontem (1º/8) no Gravataí Shopping Center quando 55 alunos da oitava turma de formação de Oficial Guarda Municipal receberam as boinas, os escudos, e foram considerados aptos a atuar nas ruas protegendo bens patrimoniais e pessoas.

Do total, 44 dos formandos são de Gravataí, nove de Cachoeirinha e um é de Novo Hamburgo. Os da aldeia dos anjos, de acordo com o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, Flávio Lopes, estariam em atividade nas ruas de Gravataí e na segurança da área onde acontece a 6ª Feira Agrorrural e Turística (Fearg), em Morungava, já na manhã de hoje.

A solenidade de formatura levou ao shopping um grande número de autoridades das três cidades representadas pelos formandos, entre elas os prefeitos Marco Alba (PMDB) e Miki Breier (PSB), de Gravataí e Cachoeirinha respectivamente, além de familiares e amigos dos novos oficiais. Estes, principalmente pais e esposas, foram padrinhos e madrinhas que entregaram as boinas e escudos.

A entrada do grupo para a formatura mudou a atmosfera do centro comercial pelos “gritos de guerra” e o hino dos guardas municipais entoado em alto e bom som. No popular, a plenos pulmões. O som dos coturnos em ritmo de marcha cadenciada também ecoou nos corredores do shopping e chamou a atenção das pessoas que estavam no local a passeio ou realizando compras.

 

Horas/aula

 

Coube à coordenadora de ensino da Guarda Municipal de Gravataí, Cibele Bitelo, abrir a cerimônia e fazer a leitura da ata que declarou aprovados os nos novos agentes, inclusive com a pontuação recebida por cada um deles. O novo GM Felipe Júnior Mendes foi o orador da turma.

— São os melhores. A comunidade pode esperar o melhor serviço da Guarda Municipal de Gravataí — disse Cibele sobre a oitava turma cujo processo de formação ela coordenou.

O ato também teve o juramento dos novos guardas e, ao final, cumpriu-se a tradição de jogar a boina para o alto em sinal de comemoração pela conquista obtida. Ao todo, segundo a coordenadora de ensino, foram sete meses de aulas a contar do dia 2 de janeiro, com 1.336 horas/aula e 31 disciplinas teóricas e práticas.

 

Os melhores

 

Seguindo o secretário Flávio Lopes o efetivo, em Gravataí, soma agora 238 guardas municipais atuando nas patrulhas ambiental, escolar, patrimonial e comunitária, realizando um trabalho que chamou de “colaborativo” às forças de segurança do estado, Polícia Civil e Brigada Militar.

— Com esse reforço vamos ampliar as ações de policiamento comunitário que hoje é feita em alguns bairros, ampliando a abrangência da área até então atingida por este serviço — afirmou o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí.

Já a coordenadora de ensino da GM, Cibele, admitiu que foi uma tarefa difícil formar a oitava turma, situação superada com a colaboração dos próprios alunos e do comando e efetivo da Guarda Municipal além de servidores da secretaria de Segurança.

— Os alunos tiveram a compreensão da importância da formação e superaram as dificuldades, as disciplinas, e agora estão prontos para servir à população de suas cidades — afirmou.

 

Mais efetivo

 

O prefeito Marco Alba, ao mesmo tempo em que comemorou a formatura de 45 novos agentes para o município, disse que a formatura desta nova turma é resultado de um compromisso que assumiu durante sua campanha para chegar à chefia do Executivo, de ampliar o efetivo da Guarda Municipal de Gravataí com a finalidade de colaborar com as forças policiais e garantir mais segurança à população.

Ele não confirmou – e nem descartou! – a possibilidade de, ainda durante seu mandato, ampliar outra vez o efetivo da guarda, alegando que investimentos como estes só podem ser feitos se houver previsibilidade financeira e dentro do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal.

— Nós estamos vivendo uma crise que atinge todas as prefeituras, diminuindo receitas ou, ao menos, evitado o crescimento destas receitas, enquanto os custos operacionais e de serviços crescem em proporção inversa. Tem que analisar bem esta equação já que trabalhamos com a lógica de realizar apenas aquilo que temos condições de pagar — explicou.

 

Primeiro lugar

 

O primeiro colocado no grupo de 55 formandos foi o novo Guarda Municipal André Ferreira da Silveira. Morador de São Leopoldo, obteve a melhor média: 9,318. Ele contou que atuar na área da segurança sempre esteve entre seus principais objetivos de vida e que há 13 anos trabalha no meio.

— Por sete anos fui militar do Exército, por um ano fui Guarda Municipal em Novo Hamburgo e há 13 anos vinha trabalhando com escolta armada — explicou.

Sobre a opção por ser Guarda Municipal em Gravataí, André da Silveira disse que sempre soube da boa reputação da corporação da aldeia dos anjos ao ponto de conquistar destaque na área da segurança no Rio Grande do Sul.

— A Guarda Municipal daqui sempre foi um exemplo para as demais, e eu sempre tive o sonho de estar entre os melhores. Então, hoje, estou aqui — finalizou.

 

Veja o vídeo com a cobertura do Seguinte:.

 

PARA SABER

 

1

Foram 55 formandos que receberam a boina e o escudo de Oficial Guarda Municipal na solenidade de ontem à noite no Gravataí Shopping Center.

 

2

Deste total, 45 são de Gravataí e ampliam o efetivo, a partir desta quinta-feira, para 238 guardas municipais. A intenção era que esse número chegasse a 240, mas no decorrer do curso dois alunos pediram exoneração.

 

3

O curso iniciou dia 2 de janeiro passado e ao longo de sete meses os alunos tiveram 1.336 horas aula de 31 diferentes disciplinas, que vão desde técnicas de abordagem à prestação dos primeiros socorros.

 

4

Durante as aulas os novos GMs de Gravataí, Cachoeirinha e Novo Hamburgo enfrentaram situações adversas como: gás lacrimogêneo, rapel no Morro Itacolomi e travessia de lagos com temperatura de apenas 3 graus centígrados.

 

5

Enquanto a solenidade de formatura acontecia, uma menina de quatro anos foi localizada perdida, chorando, e foi entregue aos guardas municipais que estavam no shopping até que os pais da criança fossem localizados.

 

EM FOTOS

 

: Formandos marcharam tendo a coordenadora de ensino Cibele Bitelo à frente

 

: Prefeitos Miki Breier (ao fundo) e Marco Alba homenagearam os primeiros colocados

 

: Familiares entregaram as boinas e colocaram os escudos na farda dos novos guardas

 

: GM André Ferreira da Silveira veio de São Leopoldo fazer o curso em Gravataí

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade