semana da indústria

COM VÍDEO | Otimismo entre as gigantes do PIB de Gravataí

Presidente da Acigra, Régis Albino, disse que aposta num cenário de recuperação gradativa da economia - e da indústria - no segundo semestre do ano

Na rua, não mais do que seis graus quase congelantes, típicos do inverno do Sul.

Na praça de eventos do Shopping Gravataí alguns dos representantes do maior Produto Interno Bruto (PIB) de Gravataí se reuniram para a solenidade de abertura oficial da Semana da Indústria promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra). O Dia da Indústria, na aldeia, é 20 de julho, instituído por coincidir com a inauguração do complexo da General Motors, há 17 anos.

Apesar do clima frio, otimismo em relação à recuperação da economia, especialmente do setor industrial, foi a palavra de ordem ouvida pelo Seguinte: tanto do presidente da Acigra, Régis Albino Marques de Souza, quanto do diretor industrial da fábrica da Pirelli (uma das gigantes no recolhimento de ICMS no município), Gilberto Rossi Gil.

Antes das falas ao microfone na solenidade oficial e que teve a presença do vereador Alan Vieira (PMDB) representando o Legislativo e do prefeito Marco Alba (PMDB) pelo Executivo, Régis Albino disse que a indústria experimentou ao longo do primeiro semestre deste ano uma leve recuperação.

E que as mudanças ocorridas no cenário político nacional e as novas regras trabalhistas recentemente sancionadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), e as mudanças na legislação previdenciária, mais a variação da moeda norte-americana, o dólar, têm sido favoráveis ao meio empresarial verde-amarelo.

— O que está acontecendo no país, depois dos sinais positivos de recuperação econômica do primeiro semestre, com vendas estabilizadas e em algunas casos até em elevação, deixam o setor industrial com boas expectativas para os próximos meses. Principalmente no que diz respeito às empresas exportadoras, como é o caso de Gravataí — disse o presidente da Acigra.

 

Amadurecimento

 

Régis Albino citou como exemplo as 10 maiores empresas de Gravataí no quesito participação no índice de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

— Apesar do momento político que é grave vivemos um processo de amadurecimento e mudanças, e a economia reage justamente por estarmos diante de perspectivas de melhorias no quadro da política nacional. E as nossas maiores empresas no retorno do ICMS ao município, como exportam muito, têm uma situação futura bastante favorável — avaliou o presidente Régis Albino.

 

Sinais positivos

 

Outro que se disse entusiasmado com o futuro econômico do país foi o diretor industrial da Pirelli de Gravataí, uma das 10 mais do ICMS da aldeia, Gilberto Rossi Gil. Ele seguiu a mesma linha do presidente Régis – sem ter ouvido a entrevista dele ao Seguinte: – para comentar que nos primeiros seis meses foram perceptíveis os sinais positivos.

E de agora até o final do ano, de acordo com o “capo” da indústria de pneus do Parque dos Anjos, a tendência é que o quadro econômico seja ainda mais favorável ao setor industrial, principalmente por causa da variação do dólar que indica boas vendas às empresas exportadoras, e pela tendência de estabilização da situação política nacional.

 

Confira as entrevistas de Régis Albino (Acigra) e Gilberto Gil (Pirelli) ao Seguinte:.

 

A sustentação

 

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, lembrou que o município ocupa a terceira posição no ranking do PIB gaúcho e é a quinta economia na participação do bolo estadual do ICMS, e que isso se deve à importância que têm as empresas aqui instaladas que, além dos tributos que pagam, geram empregos que impactam diretamente no fluxo comercial da cidade.

— Mais de 90% dos recursos pagos pelas empresas da indústria aos seus colaboradores acaba ficando em Gravataí — apontou o prefeito.

Segundo Marco Alba, a crise na economia que se verificou nos últimos anos também atingiu Gravataí, mas com impactos negativos menores do que na maioria dos municípios brasileiros justamente por causa do imponente parque industrial do município e a sustentação que dão as empresas da cidade, não só na forma de recolhimento-retorno do ICMS mas também pela empregabilidade que faz girar a economia da aldeia.

 

O programa

 

Realizada pelo segundo ano em parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Gravataí, A Semana da Indústria 2017 conta novamente com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Numa parceria firmada com a administração da Pro Overseas, do Shopping Gravataí, o complexo lojista cxedeu espaço na praça de eventos para sediar as atividades.

A Semana da Indústria da Acigra, Prefeitura e Câmara que foi solenemente aberta no começo desta noite vai até o dia 21, sexta-feira. Além de uma exposição sobre a indústria, no Shopping Gravataí, são diversas as atividades e, inclusive, atendimento das unidades do Sesi e Senai.

 

18/JULHO – TERÇA-FEIRA

– 12h às 21h – Atendimento das Unidades Móveis Centro Cultural do SESI e SENAI – No Shopping Gravataí

– 12h às 21h – Exposição da Indústria de Gravataí – No Shopping Gravataí

– 13h30min – Visita técnica na General Motors

 

19/JULHO – QUARTA-FEIRA

– 12h às 21h – Atendimento das Unidades Móveis Centro Cultural do SESI e SENAI – No Shopping Gravataí

– 12h às 21h – Exposição da Indústria de Gravataí – No Shopping Gravataí

– 14h – Palestra sobre Terceirização, com Roberto Betozzini – No Shopping Gravataí

 

20/JULHO – QUINTA-FEIRA

– 12h às 21h – Atendimento das Unidades Móveis Centro Cultural do SESI e SENAI – No Shopping Gravataí

– 12h às 21h – Exposição da Indústria de Gravataí – No Shopping Gravataí

– 14h – Visita técnica aos Bancos Sociais da Fiergs

– 19h30min – Sessão Solene em homenagem às 10 Maiores Indústrias em retorno de ICMS para Gravataí – Na Câmara de Vereadores

 

21/JULHO – SEXTA-FEIRA

– 12h às 21h – Atendimento das Unidades Móveis Centro Cultural do SESI e SENAI – No Shopping Gravataí

– 12h às 21h – Exposição da Indústria de Gravataí – No Shopping Gravataí

– 9h – Visita técnica na Pirelli

– 15h – Palestra “Engajar para Vencer”, com Denise Engel – Supervisora de RH da GM – No Shopping Gravataí

– 18h Encerramento com apresentação da Orquestra Jovem do SESI – No Shopping

 

IMPORTANTE

 

O Centro Cultural SESI é uma unidade móvel disponível para visitação com objetivo de incentivar a leitura e para isso conta com mais de 3 MIL livros onde serão realizadas contação de histórias.

 

E a Unidade Móvel SENAI Usinagem CNC disponibiliza:

– Sinal wi-fi gratuito;
– Divulgação de cursos;
– Demonstração da Bancada Energia Fotovoltaica;
– Demonstração Robô;
– Oficina ‘Desmistificando Sinal Digital’ (TV Digital) Horário: 14h e 18h;
– Cursos EAD Gratuitos: Meio Ambiente, Empreendedorismo, Tec. da Informação, Propriedade Intelectual

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade