Os moradores do além-Arroio Passo dos Ferreiros em direção à região mais ao Norte de Gravataí, passando pelo Parque dos Anjos rumo a Glorinha e às praias pela RS-030, já podem comprar os foguetes e colocar o espumante para gelar. Até porque, quanto mais velho o espumante, dizem os entendidos, melhor é o seu sabor!
Mas, por que?
É que na tarde de hoje (11/9) o prefeito Marco Alba (PMDB) comunicou à comunidade em uma coletiva de imprensa que ontem, segunda-feira, foi publicado pelo Diário Oficial da União (DOU) o edital de licitação para definição da empresa que vai ser contratada para fazer a duplicação das pontes do Parque, como são conhecidas popularmente as duas travessias sobre o Arroio Passo dos Ferreiros.
E o prefeito foi além: anunciou que os envelopes com as propostas serão abertos no próximo dia 15 de outubro, uma segunda-feira em que se comemora o dia dos professores, às 14h, na secretaria municipal da Administração. E que espera para o final de outubro mesmo, no máximo pelos primeiros dias de novembro, o início das obras de duplicação das duas travessias.
— Se tudo der certo e não houver contestação à empresa vencedora, é só o tempo de preparar e instalar o canteiro de obras para que o serviço comece — disse Alba.
IMPORTANTE
O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no site da Prefeitura.
Dinheiro próprio
De acordo com o prefeito Marco Alba, o dinheiro para a duplicação das pontes do Parque, obra orçada em R$ 6.165.220,63, será dos próprios cofres da administração municipal. Já o prazo para a conclusão do serviço é de 12 meses, o que significa que, se a duplicação começar mesmo em fins de outubro ou começo de novembro, até o final do ano que vem o caos de todos os dias no trânsito, naquela região, será passado.
— A verba para esta obra é nossa mesmo, dá para pagar porque é um valor relativamente pequeno perto do nosso orçamento. Sem contar que, se faltar dinheiro, dá para fazer um empréstimo, tranquilamente, e tocar a obra — assegurou.
No anúncio de hoje à tarde o prefeito Alba destacou que a duplicação das pontes do Parque é uma reivindicação que já vem sendo feita, no mínimo, há três décadas. E lembrou que as travessias atuais foram construídas ainda na década de 1960 quando uma enchente no arroio carregou com as antigas pontes, de madeira e construídas num nível bem mais baixo.
LEIA TAMBÉM
Saiba em que fase estão novas pontes do Parque dos Anjos
Projetos
Os projetos executivos e ambiental foram elaborados, de acordo com o secretário municipal da Mobilidade Urbana, por dois escritórios de engenharia e na forma de contrapartida. A Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, que presta serviços à empresa que está implantando o Condomínio Seminário na Adolfo Inácio Barcelos, ficou com a parte executiva do projeto.
Um segundo escritório – que o secretário não contou qual é – realizou o projeto de impacto ambiental também como contrapartida de um outro projeto habitacional que deve ser construído logo após às pontes, lado direito da avenida Ely Correa – a avenida deixa de se chamar Centenário após as pontes! – que vem sendo mantido em sigilo pela administração municipal.
LEIA TAMBÉM
O tamanho das novas pontes do Parque dos Anjos
Como vai ser
O secretário Alison é quem explica:
1
A duplicação vai constar da construção de duas novas pontes, à direita das atuais para quem transita no sentido Parque dos Anjos – Centro de Gravataí.
2
A extensão total da obra é de aproximadamente 220 metros sendo que as pontes propriamente ditas terão cerca de 30 metros cada
3
Além disso tem o vão entre elas – que precisa ser duplicado e asfaltado – e mais a conexão das duplicações com os trechos duplicados, por com lado com a Centenário e, por outro com a avenida Ely Correa.
4
Depois que as duas novas pontes estiverem prontas, inclusive com sinalização, pista de ciclovia e asfaltadas, elas deverão receber o trânsito de veículos para que as travessias atuais sejam revitalizadas e fiquem em iguais condições das que serão construídas.
: Na imagem, como vão ficar as pontes duplicadas
PARA SABER
: Os projetos executivo e ambiental foram entregues para a Prefeitura no dia 30 de agosto e repassados às secretarias de Obras Públicas e Mobilidade Urbana.
: Nos projetos originais elaborados por escritórios de engenharia foram feitas adequações de ordem técnicas e jurídicas.
: A duplicação das pontes do Parque já contam com licenciamentos, inclusive da Fundação Municipal do Meio Ambiente, a FMMA.
: O edital de licitação foi publicado ontem no Diário Oficial da União e as propostas serão abertas no dia 15 de outubro.
: A licitação é pelo modo menor valor e o orçamento da Prefeitura prevê que sejam gastos na obra R$ 6.165.220,63.
: A duplicação propriamente dita deve começar no final de outubro ainda, ou nos primeiros dias de novembro. O prazo de conclusão é de 12 meses.
No vídeo, o anúncio do prefeito Marco Alba e a explicação do secretário Alison Silva sobre a tão aguardada duplicação das pontes do Parque.