Domingo, o país estará mais uma vez mobilizado para escolher seus representantes nos poderes executivo e legislativo federal e estadual. A partir das 8h, quando as seções eleitorais forem abertas para que os primeiros eleitores registrem seus votos, o Seguinte: estará atento com o “Atualizadão da Eleição”, no acompanhamento de tudo o que acontece em Gravataí durante o pleito e após, na apuração e nas repercussões dos resultados das urnas.
Participe também da cobertura, enviando sugestões e colaborações, com fotos que ilustrem o dia eleitoral em Gravataí, pelo WhatsApp: 51 996475170.
Neste ano, são pelo menos 26 candidatos da região em busca de uma representação na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal. Em Gravataí, eles disputam votos em um universo de 189.422 eleitores aptos, divididos em duas zonas eleitorais. Na 173, há 101.695 eleitores possíveis e, na 071, outros 87.727. Conforme a distribuição das urnas, a maior concentração dos eleitores da cidade está na região da paradas.
LEIA TAMBÉM
COM VÍDEO | Dorival, primeiro deputado de Gravataí
O "voto bairrista" que pode ajudar candidatos de Gravataí
OI, FILHO | O que fazer com os filhos no dia da eleição?
Ao todo, a Justiça Eleitoral distribuiu 523 urnas em Gravataí. O colégio Tuiuti, no bairro Bonsucesso, concentra 18 seções. É a maior concentração de urnas da cidade. Entre os cinco maiores pontos de votação, outros três são nesta área da cidade — os colégios Adelaide de Lima Linck, no bairro Castelo Branco, Áurea Celi Barbosa, no São Vicente, e Jerônimo Timóteo, no Monte Belo —, cada um com 15 seções. A segunda maior concentração de urnas fica na Fundação Bradesco, no bairro Parque dos Anjos.
Se estes cinco colégios concentram 49 seções, não significa que a movimentação no centro da cidade será muito menor. Somente entre os colégios Dom Feliciano, Gensa e Barbosa Rodrigues, estão outras 32 seções.
Por outro lado, Gravataí conta com seis locais com apenas uma seção eleitoral nas localidades de Fazenda Conceição, Mato Fino, Passo da Taquara, Figueira Grande, Morro Agudo e Monte Claro.
Documentos necessários
E você já conferiu onde está o seu local de votação? Confere no site do TSE, logo na capa, é possível acessar o link: Local de Votação. Fornecendo o nome completo ou o título de eleitor, nome da mãe e data de nascimento, o eleitor obtém a informação. No mesmo espaço, é possível consultar a sua situação eleitoral.
Gravataí, assim como Cachoeirinha, ainda não tem o cadastramento biométrico concluído pela justiça eleitoral e, portanto, não é obrigatório. Assim como em outras eleições, só é preciso carregar um documento com foto e o título de eleitor no momento de votar. Mas é possível votar apresentando somente a identidade, desde que o eleitor saiba a sua seção eleitoral e esteja com sua situação regular junto à justiça eleitoral.
Neste ano, serão seis votos a serem registrados na urna eletrônica, seguindo a ordem: deputado federal, deputado estadual, senador (duas vezes), governador e presidente.
A votação encerra às 17h deste domingo e a perspectiva é de que, minutos depois, já seja possível saber os primeiros resultados do pleito. No Seguinte: este será o momento em que o internauta passará a acompanhar as repercussões em Gravataí.
O que pode e o que não pode
: No dia da eleição, é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou candidato de suja preferência. Não é permitido utilizar, em grupo, vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestações coletivas.
: Na cabina de votação, é proibido estar com o celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que comprometam o sigilo do voto. Estes aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor registra o voto.
: O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
Dúvidas do eleitor
: Gravataí e Cachoeirinha ainda não têm o cadastro biométrico obrigatório. Em Glorinha, por outro lado, o cadastro biométrico era obrigatório. A cidade terá 6.284 eleitores aptos.
Em Gravataí, somente 52.806 eleitores (27,88%) já fizeram o cadastro. Estes, poderão se apresentar às seções eleitorais somente com o aplicativo e-Título, que pode ser baixado pelo Google Play ou App Store. O programa substitui o título em papel. Mesmo quem ainda não fez o cadastramento biométrico pode baixar, mas precisa ter consigo um documento com foto.
Por enquanto, a única diferença está no momento de apresentar-se à seção eleitoral. Os já cadastrados, são reconhecidos pela digital.
No caso de Glorinha, o eleitor que não fez o cadastramento biométrico está impedido de votar e poderá regularizar sua situação após a eleição.
: A justificativa eleitoral precisa ser feita por quem está impossibilitado de votar ou fora do seu domicílio eleitoral. O eleitor deve comparecer a uma das mesas receptoras de justificativas e preencher o requerimento de justificativa, acompanhado do documento com foto. Mesmo sem o seu título, neste caso, o eleitor precisa saber o seu número. Pode consultá-lo no TSE.
Em Gravataí, é possível justificar nos seguintes locais: Gensa, Escola Adelaide Pinto de Lima Linck, Escola Irmã Cléssia, Escola Áurea Celi Barbosa, Escola Vila Neópolis, Fundação Bradesco, Escola Ponche Verde, Escola Tuiuti, Escola Jerônimo Timóteo da Fonseca, Escola Nossa Senhora Aparecida e Escola Santa Rita de Cássia.
: Quem não votar, nem justificar em até 60 dias após a eleição, pagará multa, que varia entre R$ 1,05 e R$ 3,51 a cada turno ausente. A ausência no primeiro turno não impede a votação no segundo.
: Há ainda a possibilidade de voto em trânsito, quando o eleitor está longe do seu domicílio eleitoral e vota onde está, desde que tenha se cadastrado no cartório eleitoral até 23 de agosto.
: Se você completou 16 anos, já pode votar, mas, até completar 18 anos, ainda não é obrigado. O mesmo acontece com eleitores maiores de 70 anos e analfabetos. Aos demais, o voto é obrigatório.