A única loja conceito do gênero, em toda Região Metropolitana e Vale dos Sinos – exceção à capital, Porto Alegre – está sendo entregue ao público no centro de Gravataí, no começo desta noite, em coquetel que deve reunir autoridades, empresários e profissionais da área de engenharia, arquitetura e decoração de interiores, principalmente estes.
É a Zenker Art Home, na Major Ismael Alves, 272, minuciosamente, cuidadosamente planejada com o toque pessoal de Luis Fernando Fieddler Zenker, um empresário de 42 anos que dá continuidade à atividade familiar iniciada há uns 70 anos, com seu avô, Oswaldo Fieddler, ainda em Porto Alegre.
Já conto a história!
Fui com meu fiel escudeiro e editor de imagens Guilherme Klamt, hoje pela manhã, conhecer a loja do Fernando. Particularmente esperava encontrar um ambiente repleto de mostruários e produtos estocados em prateleiras, coisa do comércio tradicional.
Fomos agradavelmente surpreendidos por um ambiente clean, em que a decoração dos espaços é o mostruário e onde prateleiras, na verdade apenas uma, reserva espaço para rolos do produto carro-chefe, o papel de parede. A loja Zenker Art Home trabalha também com tapetes, persianas, toldos e cortinas.
A representação é de produtos de grife, principalmente importados, e o público alvo é formado exatamente pelos arquitetos, engenheiros, designers e experts em decoração. E a demonstração de Fernando é um show, com o know-how de quem está "desde criança" no mercado.
Com assessoria
O objetivo de Fernando Zenker não é exatamente formar uma carteira de clientes, mas conquistar amigos através de um atendimento personalizado. Se este cliente não é um profissional da área, dependendo das pretensões recebe o atendimento do próprio empreendedor.
Se são grandes as pretensões, o cliente é indicado à assessoria de um dos muitos profissionais – aquele que mais se ajusta ao que está sendo pensado por quem quer comprar – das relações de Fernando.
Na loja
Um ambiente com poltronas para recepcionar quem chega. Uma mesa que sugere reuniões ou discussões em torno de produtos e projetos e cores e texturas. Outras mesas, mais cadeiras. Um amplo balcão com mostruários que, à primeira vista, remetem aos enormes e antigões atlas de história e geografia que se encontrava nas bibliotecas…
No mais, uma surpresa a cada movimento!
O que parece ser um papel de parede com aplicações em relevo, na verdade é um mostruário com três variantes de cores e texturas de papel de parede separadas, justamente, pelo detalhe em relevo. Aliás, papel de parede que segundo Fernando é a tendência da construção moderna.
— E Gravataí tem um potencial muito grande para consumir este tipo de produto que é cada vez mais utilizado no mundo todo. Basta ver o grande número de projetos habitacionais recentemente lançados na cidade — diz Zenker.
Segundo o empreendedor, que não revela o quando investiu na loja que vem sendo preparada desde abril deste ano e que está em funcionamento já há cerca de um mês, o papel de parede é um substituto à pintura que vem sendo largamente empregado pela praticidade da aplicação e o resultado imediato.
Modernidade
Outro aspecto importante destacado por Fernando Zenker é o uso crescente da automação e motorização, em cortinas e toldos. Aperta-se um botão e a cortina desce, ou sobe. E a motorização pode ser com energia diretamente ligada à rede ou através de baterias recarregáveis, que evitam a exposição da fiação, por exemplo.
— A automação é uma consequência da evolução tecnológica. Quem, hoje, quer sair de sua poltrona para trocar o canal ou ajustar o volume da sua televisão se tem o controle remoto ao seu alcance? No futuro, e isso não está longe, quase todos os projetos deverão contemplar aspectos tecnológicos para facilitar a vida das pessoas — prevê.
Veja abaixo o vídeo produzido pelo Seguinte: na Zenker Art Home.
E a história?
Ah, sobre as cerca de sete décadas dos Fieddler e Zenker neste ramo de atividades, que escrevi lá no início…
1
O avô de Fernando, Oswaldo Fieddler, ainda em Porto Alegre prestava serviço de manutenção e higienização de cortinas e tapeçarias para empresas de Porto Alegre. Isso há cerca de 70 anos.
2
Ainda na capital, o pai de Fernando, e um tio, respectivamente Emílio Zenker e Ivo Fieddler ampliaram a empresa de prestação de serviços, ainda utilizando métodos artesanais e rudimentares, na avaliação do empresário que representa hoje a terceira geração da família.
3
Com a popularização de artigos e produtos – cortinas e tapetes – Emílio decidiu pela instalação de uma loja própria, já em Gravataí, na avenida Dorival de Oliveira, altura da parada 78, ou próximo do popular Parcão. Isso em 1992.
4
Em 2012 e diante da necessidade de ampliar espaço para dispor de mais produtos para a crescente clientela e melhor atender às pessoas, a loja mudou para um prédio maior, ainda na Dorival e não muito longe da parada 78.
5
Fernando, que é natural da aldeia dos anjos e trabalhava com o pai desde criança – “Eu já nasci trabalhando neste ramo!”, diz – deste então aprimorou conhecimentos e relacionamentos, inclusive com fornecedores, e projetou a Zenker Art Home para ser a loja especial que entrega hoje à comunidade.
Veja fotos:
: Fernando Zenker e, na parede, diferentes tipos de papel de parede
: Pode acreditar: mais uma variação de papel de perede dos muitos que encantam na loja de Fernando
: Atrás de Fernando Zenker três desenhos e texturas de papel: acima, entre os destalhes brancos e abaixo
: Assim como a maioria dos produtos, maior parte dos produtos de tapeçaria também é importada por Fernando
— O PAPEL DE PAREDE, UTILIZADO CADA VEZ MAIS EM LARGA ESCALA, PODE ATÉ PARECER QUE TEM UM CUSTO MAIOR DO QUE A PINTURA. MAS OS RESULTADOS SÃO MELHORES, A APLICAÇÃO NÃO PROVOCA SUJEIRA E OS EFEITOS VISUAIS SÃO IMEDIATOS.
Fernando Zenker
Empresário e dono da Zenker Art Home