Em busca de controlar a proliferação do mosquito da dengue em locais com registro de casos suspeitos e/ou confirmados, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue realizando atividades de combate ao vetor da doença, como fumacês (aplicação de inseticida) em 12 bairros na próxima semana.
As equipes responsáveis recomendam que, das 5h às 9h e das 17h às 20h, os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal e mantenham tampados gaiolas e aquários, assim como vasilhas de alimentação.
Em caso de chuva, as atividades serão transferidas.
Semanalmente, a Prefeitura atualiza os dados referentes aos casos de dengue no município. A SMS orienta que, mesmo na presença de sintomas leves, é fundamental que o cidadão busque atendimento médico em qualquer unidade de saúde, o município possui 29 unidades de saúde. Até o momento, uma pessoa morreu em decorrência da doença em Gravataí.
Por meio das equipes do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais não Biológicos, ligado à Vigilância em Saúde (Viemsa), as atividades de prevenção a focos do mosquito da dengue são constantes e diárias no município, como o monitoramento de pontos estratégicos, as ações de educação com a comunidade, o atendimento às denúncias e as capacitações sobre o tema a servidores que atuam com a demanda.
A pasta também lembra que é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença.

ONDE SERÁ FEITO O FUMACÊ
24/7 – Manhã: Morada do Vale III
24/7 – Tarde: Cruzeiro
25/7 – Manhã: Barnabé
25/7 – Tarde: Altaville
26/7 – Manhã: Natal
26/7 – Tarde: São Judas Tadeu
27/7 – Manhã: Cohab B
27/7 – Tarde: São Jerônimo
28/7 – Manhã: Tom Jobim
28/7 – Tarde: Oriçó
29/7 – Manhã: São Vicente (Centro) e São Luís